Como mestre esta é provavelmente a segunda pior coisa que alguém pode me dizer em seu turno. (A primeira sendo “…eu acho que derramei minha bebida em seus livros de D&D..” mas este é um tipo de não-não universal.) Os combates algumas vezes são muito estranhos! Movimenta, golpeia, movimenta, erra, movimenta, conjura uma magia, piadas por 10 minutos, esperar por Jake voltar do banheiro! Huh. Nós o matamos? O que ele tinha com ele?

Pare! Eu tenho uma idéia melhor! Vamos apimentar o combate! Como eu farei isso? Detalhes, detalhes, detalhes! Quanto mais detalhes você fornecer aos jogadores, mais fácil será para eles visualizarem e mais fácil eles entrarão no personagem. Quanto mais dentro do mundo de jogo uma pessoa estiver, melhor será o jogo! Então que rufem os tambores.

O que eu posso fazer como mestre para ajudar a aumentar a imersão no jogo?

Adicione complicações! Alguém está por trás de uma rocha e aparece apenas para atirar contra você, então você precisa encontrar um ponto mais vantajoso. Um ponto mais elevado, ou mais rebaixado, terrenos, aliados, coloque pequenos acessórios aqui e ali numa descrição anterior do cenário como uma corda amarrada a uma caixa suspensa e mais tarde (veja se os jogadores se lembram), talvez o vilão “convenientemente” fique em baixo da caixa, mas não entregue isso de bandeja, apenas forneça pistas. O primeiro a perceber a situação ganha experiência extra! Faça com que seus jogadores ativamente PROCUREM formas criativas de ganhar experiência extra, algumas vezes não tem jeito, outras sim! Seja criativo e discreto! Se uma pessoa pode jogar mais imerso no jogo, eles ficam mais imersos em seus personagens.

Outra coisa que você pode fazer é descrever alguns acertos, como quando um NPC acerta um personagem, descreva o acerto como se tivesse cortado a armadura. Agora, ele terá que reparar a armadura; adicionando mais profundidade ao jogo. Se um personagem golpeia um golem com uma espada longa; a espada longa fica dentada! Para que você tem pedras de amolar se elas não são usadas?

Lembre-se, SEJA CRIATIVO! Este é o seu mundo.

Mas eu sou o jogador. O que eu posso fazer?

Você é uma parte importante deste jogo também! Como jogador, certifique-se de visualizar estas pequenas dicas que o mestre deixa para você e não se intimide de tentar e seu mais esperto que o mestre! Desafie o seu mestre tanto quanto ele o desafia. Se alguma coisa é muito fácil, diga a ele e certifique-se de descrever o que você está fazendo com detalhes suficientes, mas não exagere. Ao invés de dizer “eu golpeio ele,” e rolar, tente encontrar inteligentes alternativas para o atirar uma flecha e golpear com a espada. Coloque fogo em lugares, ou acerte um raio numa poça de água com vários caras maus dentro dela. Faça seu mestre pensar também. Eles não podem simplesmente sentar-se a mesa com uma aventura pronta e lê-la, algumas vezes eles precisam de um bom desafio para entrarem no jogo também!

Texto original: Oh I’m sorry, Is it my turn?
Postado em: 12 de fevereiro de 2010
Autor: Krystal
Site: Dungeon Mastering

Se você pode tornar seu turno mais excitante, isso ajuda os outros jogadores a prestar mais atenção. Trabalhe COM seu grupo, lutar costas com costas torna mais difícil para os NPCs ganharem bônus.

Estas são apenas algumas dicas que podem ajudar a transformar um turno baseado em combate ou mesmo o jogo inteiro em algo bem melhor. Você terá menos jogadores saindo da mesa e menos multitarefa porque eles estarão tão envolvidos com a ação de seus personagens e concentrados no jogo.

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Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.