Texto original: Make your characters more than just numbers
Postado em: 23 de março de 2010
Autor: Ameron
Site: Dungeons Master

———-

Alguns jogadores ficam felizes em jogar com personagens que são apenas números. Personagens definidos por seus valores excepcionais de atributos, altas defesas, grandes armas e impressionantes potencial de dano. Eu devo admitir que eu mesmo já joguei com personagens assim. Não há nada de errado com esse tipo de personagem a princípio, mas para campanhas longas você acabará querendo mais. Determine alguns conceitos sobre quem é o seu personagem além dos números.

Este nível extra de detalhamento não é obrigatório, mas vai render dividendos com o tempo. O prazer que você tem em jogar com qualquer personagem está diretamente relacionado a quantidade de trabalho que você coloca na criação e definição dele. Se você não está interessado em fazer mais do que o mínimo necessário para criar o personagem e levá-lo para o jogo, este artigo não se aplica a você, mas se você estiver interessado realmente em fazer seus personagens indivíduos únicos, então nós temos alguns recursos para ajudá-lo a caracterizar o seu personagem.

Nós exploramos o alguns arquivos do Guia do Mestre que ajudarão você a adicionar profundidade aos seus personagens e agrupamos em cinco categorias distintas. Quantos mais aspectos você explorar em seu personagem, mais real ele parecerá e quanto mais você conhecer seu personagem, mais divertido será jogar com ele.

Aparência

Se estamos falando sobre sua aparência física, o equipamento que você carrega ou as cores de seus adornos, uma boa descrição é a forma mais fácil de dar vida ao seu personagem. É importante que você saiba com o que seu personagem se parece. Pequenos detalhes como tatuagens, um brinco ou uma manqueira ajudam você e as pessoas na sua mesa de jogo a melhor visualizar seu personagem. Não se esqueça também de descrever o seu equipamento, caso ele seja mágico ou não.

Como você se parece?

What’s a +1 Sword?

Adventuring Company Symbols

Motivação

É claro que existem personagens que se juntam a companhias de aventureiros porque gostam de enfrentar monstros, mas a maioria dos personagens possuem motivações mais pessoais. Quanto mais tempo você passa se aventurando, mais estas motivações variarão com o tempo. Existem coisas que o motiva ano após ano e existem coisas que o motivam de aventura para aventura.

Character Motivation

What Do PCs Do For Fun?

Ocupação

Sua classe não é o mesmo que sua ocupação. Muitos aventureiros são autônomos ou na melhor dos hipóteses empreiteiros independentes, mas na maioria dos casos, seus personagens tiveram muitos empregos antes de tornarem-se aventureiros. Quais os impactos que seus trabalhos anteriores tiveram no seu desenvolvimento?

Aprenda um trabalho real

Treino em perícia

Reputação

Quando você está começando, tudo que quer é fazer com que conheçam seu nome. Após estabelecer-se tudo que você quer é um pouco de anonimato. Reputação é uma força poderosa nas vidas de todos os personagens. Você tem grande controle sobre a sua reputação. O quanto você deixa sua reputação impactar nos seus personagens depende dos jogadores.

Reputação (Parte 2)

Reputação (Parte 3)

Características Culturais

Em um mundo de Humanos todas as outras raças são forasteiras. O quanto você escolher jogar com as diferenças culturais cabe a você. Você pode ser estereotipicamente representativo de seu povo ou pode ser uma singularidade que ninguém espera. Sua perspectiva na vida pode ser muito diferente da dos seus companheiros só porque você cresceu numa terra distante.

Only One Race in Fantasy RPGs

Playing Against Type

Your Coin is No Good Here

Nós não esperamos que todos usem todos estes recursos para cada personagem que crie (mais provavelmente existem alguns jogadores hardcore que irão). Mesmo que você explore um ou dois dessas áreas  durante a criação do personagem, você já terá dado um importante passo em transformar seu personagem em algo além de uma coleção de números.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.