Texto original: Classless 4E
Postado em: 9 de março de 2010
Autor: Matt James
Site: Critical Hits

Embora a 4ª edição de D&D seja feita de classes – que são uma parte intrínseca do projeto do sistema – você pode tentar algo novo na sua próxima campanha livrando-se de todas elas. Alguns sub-sistemas da 4ª edição irão permanecer, como aquelas para propósitos de multi-classe, bem como os talentos e poderes associados a eles. Mas para a maioria, você pode simplesmente escolher livrar-se de todas as classes.

Criação de personagens

O jogador irão escolher uma classe base. Isto será o fator delimitador que irá prevenir possíveis abusos em larga escala e manterá certos talentos como uma escolha viável (exemplo: multiclasse).

Na criação do personagem e novamente quando os personagens ganham níveis, permita que eles escolham qualquer poder de uma lista de classe sem modificá-los. Naturalmente, eles ainda irão escolher poderes que complementam seus atributos, mas este desvio do sistema normal abre o jogo para uma variedade de combinações de poderes e habilidades. Você pode ser surpreendido com a forma que isso funciona a partir das escolhas dos personagens. Esse sistema abrirá novas opções e permitirá que os personagens quebrem os moldes normais de jogo que alguns da comunidade de D&D não são a favor.

Com essa mudança no sistema, você achará que toda combinação a possível combinação irá inspirar seus personagens a criar personagens diversos e únicos. Abaixo algumas regras que eu sugiro. Como sempre elas podem variar:

  • Os personagens devem escolher 1 poder de ataque sem limite de sua classe base.
  • Todos os personagens começam com Constituição + 12 pontos de vida.
  • Cada personagem ganha 8 pontos de vida adicionais quando atingem um novo nível.
  • Todos os pré-requisitos para os talentos devem ser satisfeitos para que se possa escolher um talento (exemplo: Canalizar Divindade, etc.)

Características de classe

Uma das coisas legais da 4ª edição são as características de classe associadas com cada classe. Você pode manter estas características e deixá-las vinculadas a classe base que os jogadores escolham. Isso pode representar a propensão de um personagem em variar entre profissões específicas durante sua vida e pode gerar histórias únicas e divertidas. Isso também ajuda a balancear benefícios adicionais ganheos através dos talentos multiclasse.

No exemplo, com este sistema, você poderia ter um anão que escolheu a classe base guerreiro com um poder de ataque sem limite de um senhor da guerra. Ao invés de um guerreiro puro, você pode misturá-lo com algumas habilidades de líder. Isso não impede que em algum momento você escolha um poder de bárbaro. A medida que você avança, começa a perceber os benefícios imersivas decorrentes das mudanças no sistema.

Experimente e me diga o que achou. Este sistema apresenta um diferencial na forma de jogar a 4ª edição. Você, como mestre, é encorajado a ajustar estas pequenas mudanças de acordo com os seus anseios e elas serão muito inclusivas. Tome cuidado e divirta-se!

Mais idéias venha e me visite em Loremaster.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.