Texto original: Effective use of weather
Postado em: 16 de março de 2010
Autor: Wimwick
Site: Dungeon’s Master

Eu estava limpando a minha sacolinha de dados quando me deparei com uma antiga gema, um dado do tempo. Há anos que eu não via este dado, e há pelo menos a dez anos que ele não era rolado. Nos dias de hoje, o único elemento aleatório que eu gosto nos jogos é quando os personagens seguem pela direita quando eu esperava que eles seguissem a esquerda. Para mim, e eu sei que muitos discordam, os encontros aleatórios depreciam a história central sendo contada. O clima aleatório é, bem, aleatório e sem sentido.

Com o advento dos desafios de perícias e do combate tático, remover o clima aleatório da equação e usá-lo de forma efetiva no jogo é um ponto fundamental.

Existem muitas formas de usar o clima como parte de um encontro da 4ª edição.

Desafios de Perícias

Qualquer desafio de perícias que necessite extensivos desafios por terra são fortes candidatos ao uso do clima. Quando se adiciona o clima ao desafio, você adiciona também mais oportunidades de usar as pericias Natureza e Tolerância. Adicionar uma nevasca, tempestade de areia, tornado ou furacão irá adicionar um nível maior a experiência dos jogadores. Isso será especialmente verdade se os personagens estiverem numa tabela do tempo.

Desafios de perícias sociais são uma outra grande oportunidade de adicionar o elementos do clima. O clima é uma excelente forma de adicionar atmosfera e tensão a um encontro. Nada transforma a invasão furtiva do castelo de um nobre mais eletrizante do que trovões e relâmpagos ao fundo. Claro que esse mesmo clima poderia ser utilizado num desafio de perícias sociais. Será que a condessa fugiu devido a pergunta feita ou assustada pelo som do trovão?

O clima é uma excelente forma de adicionar um nível adicional a qualquer desafio de perícias existente. Se o clima representa uma carga extra ou aumenta a dificuldade dos personagens em preparar suas ações, o clima pode transformar qualquer desafio em algo mais interessante.

Combate Tático

Os encontros de combate na 4ª edição normalmente são pedaços menores de algo maior. Terrenos e o uso efetivo deste terreno podem representar um forte papel em como o encontro será resolvido. Adicionar clima em um cenário de combate é uma forma interessante de adicionar elementos ao terreno.

A chuva pode transformar todos os quadrados em terreno difícil, ventos fortes podem requerer que todos façam testes de Acrobacia para manterem o equilíbrio e uma nevasca pode reduzir a visibilidade e restringir o alcance das armas. Alternativamente, clarões dos relâmpagos podem confundir os personagens com baixa Percepção Passiva, fazendo-os acreditar que mais inimigos estão entrando no combate baseados em truques de luz.

O clima é normalmente negligenciado como uma ferramenta do mestre para proporcionar o inesperado em situações corriqueiras. Isso mantém os personagens em seus lugares enquanto eles procuram novas formas de superar os desafios. Personagens engenhosos irão aproveitar a situação e usar o clima em sua vantagem. Como o uso do clima transforma situações mundanas em algo mais dinâmico para você?

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.