Alguns artigos realmente nos inspiram a escrever e o Encrespando suas aventuras, escrito pelo @Ooze foi uma fonte de inspiração, porém, este post é mais um comentário ao artigo escrito por ele no Ooze do que um artigo propriamente dito. Estes virão mais tarde, como um desafio.

Assim como o Ooze eu também sou fã da 4e, um fato que só em olhar nas páginas do blog fica evidente, mas da mesma forma como o Ooze, não acho que o sistema seja perfeito, inclusive não acredito que exista um sistema perfeito, pois num momento ou outro, independente do sistema, o mestre/narrador/anfitrião/sejá-lá-o-nome-que-quem-conta-a-história-tenha vai mudar alguma coisa para fazer com que o sistema se adapte ao seu estilo de jogo e é aí que as famosas regras caseiras entram.

Uma regra utilizada pelo Ooze para tornar o jogo um pouco mais difícil (para os jogadores), está relacionado ao descanso prolongado a aos benefícios deste. Substitua o parágrafo da caixa de texto Descanso Prolongado napágina 263 do Livro do Jogador:

Descanso Prolongado

  • Recupera pontos de vida e pulsos de cura: Ao final de um descanso prolongado o personagem recupera os pontos de vida perdidos e os pulsos de cura gastos.

por este:

Descanso Prolongado

  • Recupera pulsos de cura: Ao final de um descanso prolongado o personagem recupera os pulsos de cura gastos.

A mudança parece pequena, mas tem um impacto considerável na vida dos aventureiros. Após um descanso prolongado, os personagens podem até recuperar as suas reservas de energia (pulsos de cura) para mantê-lo lutando, mas não seus pontos de vida, pelo menos não automaticamente.

Isso implica que os jogadores precisam tomar mais cuidado após um dia particularmente difícil no qual eles tenham perdido muitos pontos de vida e todos os seus pulsos de cura, pois no dia seguinte eles começarão com uma capacidade limitada de manter-se em combate, e que do ponto de vista da interpretação, eu encararia como uma forma de falta de ânimo para continuar combatendo.

Muitas outras pequenas mudanças podem causar grandes impactos na mesa de jogo, mudanças muito interessantes que deixam a nova edição de D&D a cara de seu grupo.

Seguindo o exemplo do Ooze, eu vou tomar o desafio de tentar implantar o Hard Mode no D&D através de pequenas alterações nas regras, mas nada que justifique mudar de sistema.

Até o próximo artigo.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.