Texto original: Reusing Skills in Skills Challenges
Postado em: 26 de janeiro de 2009
Autor: Ameron
Site: Dungeon’s Master

Isso soa familiar? Os personagens começam um desafio de perícias. Alguns personagens tem idéias criativas e eles seguem este caminho. Eles explicam o que eles querem fazer, usam um pouco de interpretação e então fazem suas jogadas. Na primeira tentativa eles conseguem alguns sucessos, mas você olha ao redor da mesa para os outros jogadores e eles estão com olhares fixos. Eles não sabem o que fazer ou não querem arriscar falhar por seus números serem muito baixos. Então, eles apenas repetem o que os últimos personagens fizeram.

Eu acho que essa situação acontece com maior freqüência em encontros sociais. O primeiro jogador tem uma grande idéia e usa Diplomacia. O próximo personagem parafraseia o que o primeiro disse e joga Diplomacia também. Jogadores experientes sabem que muitos desafios de perícias permitem vários sucessos usando a mesma perícia. Não há nada de errado com essa abordagem, mas ela não encoraja a criatividade. Em muitos desafios de perícias os personagens podem acumular sucessos com sete ou mais perícias (como recomendado no Guia do Mestre). Confiar na ingenuidade dos outros jogadores para determinar o curso da ação é pura preguiça.

Se um desafio de perícias indica que os personagens podem usar a mesma perícia, eu não tenho problemas em permitir que isso ocorra, mas vou apresentar algumas sugestões de como lidar com situações onde os personagens vão tentar acumular vários sucessos usando a mesma perícia.

1. Cada jogada deve trazer algo novo para a mesa

Se você esta apenas repetindo o que o primeiro jogador falou, então o seu teste de Diplomacia não vai levar a situação para frente.

2. Erros tornam as coisas piores

Quando os personagens tentam usar a mesma perícia da mesma forma que outro personagem, cuidado para que no caso de uma jogada fraca ele não cause mais prejuízo do que benefícios. Eu nego um sucesso ao invés de incorrer em uma falha se eles realmente falharem no teste.

3. Torne as jogadas subseqüentes mais difíceis

Sempre que o personagem tentar acumular um sucesso com a mesma jogada, cada jogada subseqüente se tornará mais difícil. Então, você não somente tem que trazer algo novo para a mesa, como você vai perceber que as coisas estão ficando mais difíceis. Isso encoraja os personagens com baixos valores em perícias a agir primeiro, uma vez que as CD serão menores. Deixe o jogador com a maior Diplomacia falar por último.

Se você for utilizar esta abordagem nos desafios de perícias, então você deve ser aberto e honesto com seus jogadores. Converse com eles e mostre quais as suas expectativas. Quando eles perceberem que você vai refinar os desafios de perícias eu suspeito que eles pensarão um pouco mais quando estiverem lidando com um desafio de perícias na próxima oportunidade. Coloque alguns desafios de complexidade 1 para seus jogadores irem se ajustando ao novo cenário.

Como você lida com situações onde vários personagens tentam acumular sucessos com a mesma perícia? Você usa alguns dos pontos que eu descrevi acima? Agora que você leu este artigo, você irá usar estas sugestões no futuro? Ou você pensa que se o desafio de perícias permite que vários sucessos possam ser acumulados com a mesma perícia eles devem ser tratados individualmente e ter a mesma classe de dificuldade?

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.