Texto original: Skill Challenge – Bonus Tokens
Postado em: 09 de dezembro de 2009
Autor: Ryven Cedrylle
Site: Att-Will

Quando comecei a escrever este artigo, pensei em escrever sobre manipuladores, que são todos os marcadores, objetos ou pedaços de alguma coisa que são manipulados e movidos para indicar um propósito, mas a medida que eu escrevia, a idéia misturou-se aos desafios de perícias e um manipulador específico – os Marcadores de Bônus.

Simples e funcional!

Não procure nos seus livros básicos porque você não vai encontrá-los. Esta é uma característica que eu plagiei de outros jogos e trouxe para o D&D 4ª Edição. Quantas vezes você se viu conduzindo um desafio de perícias e um dos jogadores faz uma jogada que é mais do que uma perícia secundária, de uma forma que é ao mesmo tempo criativa e razoável, mas que não contribui diretamente para a solução do desafio? Muitas vezes você concede um bônus de +2 na próxima jogada e segue em frente, mas como mestre, eu percebi que essa técnica tem suas falhas. Isso aumenta a possibilidade da próxima jogada ser bem sucedida em apenas 10%, mas embora isso possa ajudar (ou não), o jogador pode não sentir-se inclinado a procurar uma idéia única durante o desafio e eu definitivamente quero encorajar esse tipo de pensamento.

Quando estou conduzindo um desafio de perícias e um dos meus jogadores segue por um caminho que eu não antecipei e passa numa jogada com uma CD apropriada, eu entrego para ele uma pequena placa com a palavra “Bônus” escrita. (Eu joguei muito no MapTools VTT então eu posso fazer uma grande variedade de coisas estranhas). Esse marcador quer dizer ao jogador que eu reconheço oficialmente o sucesso na jogada de perícia e acredito que ela seja apropriada, mas não tenho idéia de como incorporar o resultado daquela jogada naquele exato momento. Eu também tomo cuidado para não descrever aquela jogada no momento em que ela é realizado.

Dessa forma eu não estou dizendo “não”, mas a pressão de vir com um resultado imediatamente é aliviada. Mais tarde, neste mesmo desafio, os jogadores podem sacar seus marcadores de bônus para gerar efeitos relacionados com a jogada de perícias. Este é um exemplo – os personagens estão caçando um ladrão através de uma cidade movimentada. As perícias primárias são Atletismo, Acrobacia, Percepção, Tolerância e Manha. O clérigo do grupo não é treinado em nenhuma destas perícias, então ele decide usar Religião; ele reza para Erathis, a deusa da lei e civilização por ajuda. Isso parece criativo e razoável, então, após fazer sua jogada, ele recebe um marcador de bônus. Quando o ladrão é pego, o clérigo pergunta “o ladrão é parte do culto diabólico que eles estão procurando?” e acena com o seu marcador.

Se o ladrão não era um cultista, mas você está preparado para seguir adiante, você pega o marcador de bônus e diz “sim, na verdade ele tem a senha de entrada tatuada na sua mão esquerda”. Talvez você não queira passar muita informação para seus jogadores dessa forma, então você poderia trocar o marcador por um “não, ele não é, mas um dos guardas que veio levá-lo comenta que os últimos assaltantes que ele prendeu estão mortos e marcados com um estranho sinal de sangue”. Agora, se os personagens estiverem prestes a falhar no desafio e tenham apenas uma ou duas falhas sobrando, talvez o clérigo possa decidir usar seu marcador mais mecanicamente, dizendo para adicionar +2 a jogada de um aliado que falhou no teste, na tentativa dele ser bem sucedido ou garantir que o teste seja refeito (da mesma forma que os cartões da Campanha Viva de Forgotten Realms funcionam).

Independente da forma como você use os marcadores de bônus, lembre-se que o propósito deles é ensinar os jogadores que uma idéia única e criativa irá ajudá-los de maneira significativa. Um simples bônus de +2 pode ser o melhor amigo do mestre, mas após algumas situações inesperadas, os Marcadores de Bônus se tornarão o melhor amigo dos jogadores.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.