Saudações jogadores e mestres.

Hoje vou iniciar uma série de artigos, traduzido do Dungeon’s Master que trata justamente do Foco em Perícia. Nesta série de artigos escrita pelo Ameron, são fornecidas novas (e não tão novas) formas de usar as perícias. Espero que curtam esta série de artigos e não poupem os dedos nos comentários.

O primeiro artigo tratará da perícia Atletismo, única perícia a usar o atributo Força  como atributo-chave.

Texto original: Skill Focus: Athletics
Postado em: 14 de maio de 2009
Autor: Ameron
Site: Dungeon’s Master

Terreno difícil? Este?

Terreno difícil? Nem tanto com o uso de Atletismo.

Aqui estão 10 novas e alternativas formas de usar Atletismo. Atletismo e Acrobacia não são permutáveis. Muitos personagens assumem que se eles tem uma alto valor em Força eles podem usar Atletismo e que se eles tem um alto valor em Destreza eles podem usar Acrobacia. Bem, eu discordo. Se estas perícias tivessem sido projetadas para serem permutáveis então eles as teriam desenvolvido apenas como uma única perícia. Quando eu estou mestrando, eu tento desenvolver desafios de perícias que só podem ser vencidas com Atletismo ou Acrobacia.

Outra dificuldade que eu enfrento como um mestre é que muitas jogadas de Atletismo podem ser imitados por uma jogada simples de Força. Se o mestre permite isso, então ele reduz o significado de treinar Atletismo.

Meu conselho para os jogadores é que eles sejam criativos quando estiverem usando Atletismo. Tentem fazer coisas que só podem ser realizadas por alguém com treinamento na perícia e lembre-se que ela é uma perícia baseada em Força, de forma que ela exige muito esforço físico e alguma habilidade ou prática.

Meu conselho para os jogadores é que eles criem obstáculos reais que só possam ser sobrepujados com jogadas de Atletismo e não somente com jogadas de Acrobacia ou Força. Quando estiver determinando a CD para o uso da perícia Atletismo, certifique-se de escaloná-la de acordo com o nível dos personagens.

10 Novas formas de usar Atletismo

Cavalgar no osso
Você está apto a cavalgar um cavalo ou criatura sem arreios e estribos. Se você tiver os equipamentos para cavalgar apropriados, uma jogada bem sucedida de Atletismo permite que você ataque do cavalo sem penalidades. Isso inclui combate de justa.

Agarrar objetos
Você está apto a agarrar objetos frágeis sem quebrá-los ou um objeto pesado sem deixá-lo cair.

Explosão de velocidade
Uma jogada bem sucedida durante sua ação de movimento produz um bônus de +2 em sua velocidade até o final do seu próximo turno. Falha resulta na perda de um pulso de cura.

Punho Forte
Você faz uma jogada de Atletismo como uma ação menor antes de fazer um ataque desarmado.
Sucesso: Você foca a sua energia e golpeia com grande força, ganhando um bônus de +2 na jogada de dano.
Falha: Você está tão focada em golpear com força que sacrifica a precisão e sofre uma penalidade de -2 na jogada de ataque.

Luta Livre
Você é capacitado na luta desarmada. Uma jogada bem sucedida de Atletismo permite que você realize um movimento de estilo. Isso pode incluir um mata-leão, pilão ou similares.

Manter Carga
Faça uma jogada de Atletismo como uma ação de movimento quando estiver fazendo uma carga a fim de empurrar seu oponente após atacá-lo.
Sucesso: Você empurra o alvo 1 quadrado depois de um ataque bem sucedido de carga. Para cada 5 pontos que você exceder na jogada de Atletismo, você pode empurrar seu oponente 1 quadrado adicional.
Falha: Você concede vantagem de combate ao oponente que você atacou até o início do seu próximo turno.

Escapada Artística
Após escapar de um agarramento, sua rapidez permite que você faça um ataque rápido e inesperado contra o atacante.
Sucesso: Você consegue se libertar e realiza um ataque contra quem o estava agarrando com um bônus de +2 na jogada de dano.
Falha: Sua tentativa de um golpe rápido não funciona tão bem quanto você esperava. Você sofre uma penalidade de -2 na jogada de ataque por agir tão rapidamente.

Atuação
Você está capacitado em usar Atletismo para atuar. Isso pode incluir um show de força, uma manobra de combate complicada ou mesmo um movimento de dança. Isso também abarca sua atuação enquanto estiver participando de esportes organizados. Uma jogada bem sucedida de Atletismo permite que você demonstre a sua aptidão superior.

Ignorar terreno difícil
Você corre através de terrenos perigosos ou pula sobre eles na tentativa de evitar reduzir sua velocidade.
Sucesso: Você pode mover-se sobre terreno difícil sem penalidades.
Falha: Você fica preso e tem que parar seu movimento assim que entra no terreno difícil.

Lançamento fantástico
Você é capaz de fazer lançamentos a distância realmente excepcionais com extrema precisão. Uma jogada bem sucedida de Atletismo permite adicionar 5 a distância de qualquer ataque a distância com uma arma de lançamento pesada. Alternativamente, você pode lançar pequenos objetos (como pedras) duas vezes a sua distância normal sem penalidades.

Diga-nos o que achou do artigo e sugira novas utilizações para Atletismo. Se você já usa Atletismo de formas criativas, compartilhe conosco!

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.