Texto original: Addressing Your Weaknesses [Part 1]
Postado em: 05 de janeiro de 2010
Autor: Ameron
Site: Dungeon’s Master

Quando estamos criando nossos personagens, normalmente focamos em nossos maiores atributos. Fazemos o possível para colocar os maiores valores em nossos atributos chave e quando atingimos o 4º e o 8º nível usamos os atributos ganhos para aumentar ainda mais nossos atributos com maior valor, mas e quanto aos atributos do outro lado da escala? Se você começa com 20 em Força, isso provavelmente significa que você tem um 8 em algum outro atributo. Como o 8 afeta o seu personagem?

Nas edições anteriores de D&D os atributos iniciais eram determinados por jogadas de  dados, o que significa que eram possíveis valores realmente muito baixos. Até mesmo os métodos menos aleatórios de criação de personagens, como a compra por pontos, não asseguravam atributos acima da média. O sistema de compra por pontos revisado da quarta edição e a eliminação das penalidades raciais impede que sejam gerados personagens com atributos menores do que 8, mas mesmo um 8 é um valor menor que a média.

Então, como um atributo 8 impacta o personagem com o qual você joga? Isso depende de como você explica esse atributo baixo.

Neste artigo vamos ver como valores baixos nos atributos físicos (Força, Constituição e Destreza) podem afetar o seu personagem. São oferecidas algumas sugestões para explicar um atributo com valor 8, bem como algumas dicas de interpretação. Em alguns casos, valores baixos de atributo podem ser superados com os equipamentos certos, a seleção de talentos ou senso comum.

Pelo menos no D&D 4ª edição os valores de ataque estão baseados nos atributos chave de suas classes e não somente Força e Destreza como acontecia nas edições anteriores.

Baixos atributos acabam gerando coisas desse tipo

Personagens com baixos atributos físicos dá nisso!

Força

  • Ter um baixo valor em Força significa que seu personagem é fisicamente fraco e terá dificuldades na realização de tarefas que envolvam levantamento de pesos, saltos ou escalada. Pode ser que seu personagem seja jovem, o que explicaria este baixo valor de atributo.
  • Como um personagem fraco lida com atividades que demandam esforço físico? Ele se queixa o tempo todo ou tenta mesmo sabendo que tem pouca ou nenhuma chance de ser bem sucedido? Talvez ele sempre se desculpe por não poder fazer alguma coisa ou talvez ele apenas sinta que está acima deste tipo de trabalho.
  • Como baixos valores em Força significam baixos valores nos ataques corpo-a-corpo, seu personagem deve evitar combate próximo a todo custo.
  • Os personagens devem tentar focar em classes que se valham de ataques a distância ou magia.
  • Coloque alguns pontos em Constituição para que a sua Fortitude não seja muito baixa.

Constituição

  • Baixos valores em Constituição significa que você não é fisicamente resistente ou saudável como a média dos aventureiros.
  • Isso pode ser facilmente explicado se o seu personagem estiver abaixo ou acima do peso. Assim como com a Força, a idade pode ser uma boa explicação. Talvez o personagem seja um veterano de guerra que foi ferido várias vezes ao longo dos anos e nunca teve tempo apropriado para curar seus ferimentos.
  • O personagem tende a ficar cansado mais rapidamente e doente mais freqüentemente.
  • Como um personagem com um baixo valor de Constituição trata sua fragilidade? Você se sente orgulhoso em se colocar em situações difíceis até cair exausto? Você toma algum remédio para sua doença? Se toma, você mantém isso em segredo de seus companheiros? Ou você tenta esconder a falta de resistência por trás de constantes desculpas para descansar?
  • Um baixo valor de Constituição também significa uma menor quantidade de pontos de vida, menor quantidade de pulsos de cura e a certeza de atingir o seu valor de sangramento muito mais rápido. Se você também tem um valor de Força baixo você terá um baixo valor em Fortitude.
  • Com os seus valores de pontos de vida menores do que os médios você deve investir em uma armadura decente ou melhor, tentar não se colocar em situações onde você sofrerá dano. Pense sobre comprar o talento Resistência para ajudá-lo a compensar estas penalidades.
  • Conhecer os monstros que usam veneno ou que geralmente atacam a Fortitude, permite que você evite-os com mais eficiência. Quando sua Fortitude for atacada, será útil o treinamento em Cura ou Tolerância, de forma que seu personagem possa lutar contra os efeitos causados pelo veneno ou outros efeitos debilitantes.

Destreza

  • Um baixo valor em Destreza significa que você é lento, desajeitado ou descoordenado. Seus ataques com armas a distância são provavelmente hilários e você raramente estará entre os primeiros a agir devido a baixa iniciativa.
  • Para compensar um baixo valor de Destreza, é melhor ter um bom valor de Inteligência ou suas defesas CA e Reflexos serão prejudicas. Se for o caso é melhor que você tenha muitos pontos de vida.
  • Como seu personagem lida com sua inabilidade? Ele se desculpa por ser desajeitado ou não ver os objetos em seu caminho?
  • Existem condições físicas que podem explicar uma baixa Destreza. Um olho perdido elimina sua percepção de profundidade. Um ferimento severo em seu ouvido pode afetar o seu equilíbrio. Depois de perder um braço, é preciso tempo para se adaptar. Ou você pode ser apenas nervoso, apreensivo ou paranóico.
  • Você evita tarefas porque você fica preocupado em deixar as coisas caírem, tropeçar e cair, ou mesmo machucar seus amigos? Você é exageradamente apologético ou você põe a culpa de seus deslizes nos outros?
  • Quando selecionar armas de ataque a distância você precisa encontrar aquelas com a propriedade arremesso pesado uma vez que elas se valem da Força e não Destreza. Se você não gosta de agir por último, talentos como Iniciativa Aprimorada ou Saque Rápido ajudam.
  • Um baixo valor em Destreza também pede uma armadura pesada, a mais pesada que você possa usar. Não se preocupe com as penalidades nas jogadas de perícias. As que receberão as maiores penalidades são aquelas baseadas em Destreza, então relaxe.

Na segunda parte deste artigo vamos falar sobre como explicar e superar os baixos valores de Inteligência, Sabedoria e Carisma.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.