Domingo Lúdico – 17/01/2010

Publicado por

Neste domingo, o Grupo Trampolim da Aventura estreou o Space Alert, um jogo cooperativo criado por Vlaada Chvatils, o mesmo criador de Galaxy Trucker, Through the Ages e outros.

Neste jogo, os participantes fazem parte da tripulação de uma nave espacial exploratória. Os jogadores tem entre 7 e 10 minutos (tempo real) para explorar a nave e resistir a ameças externas e internas antes de retornarem para seu planeta natal. O uso do tempo real, controlado por um CD que indica as transições entre as fases do jogo, representa um diferencial do Space Alert. Os jogadores recebem cartas de ações que são colocadas em seqüencia em uma trilha que indica as ações dos personagens. Como as várias ameaças surgem em vários locais, a equipe tem que se espalhar e realizar ações coordenadas para que consigam energia para alimentar os escudos e armas, bem como acionar tais armas.

O desespero que toma conta dos jogadores enquanto o tempo segue inexorável é sem dúvida outro ponto interessante do jogo, que começa com uma missão tutorial e avança em complexidade até que todos estejam preparados para a “missão real”, repleta de desafios e realmente difícil de vencer.

Jogaram o Tendson, Gilvan, Alex, Francisco e Hemerson.

As duas primeiras missões foram vencidas facilmente, mas quando as missões aumentaram em complexidade, com o uso do botão C (ativação do computador central, uso dos mísseis e danos localizados na nave) a coisa pegou fogo e a derrota foi inevitável.

Após serem derrotados na quarta partida de Space Alert, apelei para o bom senso do grupo e escolhemos outro jogo, afinal, eu também queria jogar.
– Franciolli Araújo

Após uma pausa para o lanche e muita discussão sobre um jogo que pudesse ser jogado até por 6 jogadores, escolhemos o Tribune – Primes inter Pares, jogo no qual os jogadores interpretam famílias romanas influentes que disputam o controle sobre várias facções do Império – Gladiadores, Pretorianos, Plebeus, Senadores, Legados, Virgens Vestais e Patrícios.

Eu deveria ter tirado uma foto da bacia de salada que o Tendson preparou! Era tanta salada que nem 20 pessoas conseguiriam comer tudo aquilo no domingo!
– Franciolli Araújo

São várias formas de alcançar a vitória em Tribune: dominar um certo numero de facções, adquirir legiões, lauréis, favores divinos ou riquezas. No início do jogo o grupo escolhe um cartão que determinará a quantidade de condições de vitória que precisam ser alcançadas para que o jogo termine.

Alex saiu e deu lugar ao Franciolli, que do grupo, fazia par com Gilvan em desconhecer as regras. Escolhemos terminar o jogo com 4 missões e no final a vitória foi para o José, que soube usar de seu poder de persuasão para confundir os demais jogadores e tirar a vitória das mãos de Tendson.

O José induziu os demais jogadores a bloquear a minha vitória. Retardou o jogo e conseguiu alcançar primeiro as condições de vitória! Não gosto disso! É sempre todos contra o Tendson…
– Tendson Artur

Quando terminamos o Tribune, parte do grupo saiu, ficando apenas o anfitrião Tendson e seu fiel escudeiro Gilvan a espera do grupo noturno, composto por Khalil e Raphael. Tendson mandou ver novamente no Space Alert, mas o grupo não se afinou e perderam até as partidas do tutorial (vergonha!), mas no final gostaram do jogo.

Para encerrar o domingo lúdico veio a mesa o Dixit, um jogo leve e divertido onde os jogadores, com um conjunto de cartas com imagens de contos de fada, criam frases-histórias para fazer com que alguns jogadores advinhem quais são suas cartas, dessa forma pontuando. O jogo é bem sutil e enganosamente infantil.

Khalil foi o vitorioso, seguido por Tendson e Mofche empatados, Raphael em terceiro e o Gilvan em quarto lugar.

Até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s