Entre os dias 09 e 13 de novembro de 2009, na UFRN, ocorreu o II Encontro de História e História em Quadrinhos, com o tema Os Quadrinhos e a História Regional.

Durante o evento Tendson Arthur, maior colecionador de jogos de tabuleiro do RN e um dos pioneiros com o RPG por estes lados, ministrou a palestra História dos Jogos e a Interação com os Conteúdos Ministrados em Sala de Aula. O autor está sendo pressionado a escrever aqui para Trampolim RPG, mas como ele ainda está relutante em manter uma coluna regular sobre jogos de tabuleiro, liberou sua palestra.

DEFINIÇÃO

Dentre muitas definições do que é jogo, uma que mais se aproxima do real significado dos jogos é essa dada pelo professor e historiador  neelandez Johan Huizinga ( * 7/dez/1872  †  1/fev/1945):

O jogo é uma atividade voluntária exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e alegria e de uma consciência de ser diferente da vida cotidiana”.

Homo Ludens – 1938

Há também um conceito criado por ele chamado de “Circulo Mágico” e adaptado por Salen e Zimmerman. De acordo com os autores quando joga-se um jogo entra-se no chamado círculo mágico, ou seja o jogador imerge em uma nova realidade encenada pelas peças do jogo ou por avatares digitais. Esta realidade é regida pelas regras e ao mesmo tempo estabelece limites e cria a “magia do momento”. Podemos citar que o conceito de círculo mágico é o mesmo de Tunel de Realidade proposto por Robert Wilson. Alguns autores como Roger Caillois e Sherry Turkle cunharam o termo “realidade de segunda ordem” que especifica o momento em que o jogo se desenrola. Os jogadores ficam no círculo mágico, obedecendo suas regras e limitações, criando assim “a realidade” de uma partida. Estes limites são sempre observados por todos os jogadores.

Nota: Nos jogos digitais os círculo mágicos podem ser quebrados através dois chamados cheatcodes, ou códigos de trapaça que podem por exemplo dar vida infinita, munição, etc.

BREVE HISTÓRIA DOS JOGOS

O Passado

O jogo faz parte do ser humano, desde os primórdios. Indo além, o lúdico faz parte da natureza humana como uma necessidade de brincar, divertir, aprender. Até mesmo os animais brincam, se divertem.

Usando a definição de Johan Huizinga, o jogo é tão execencial quanto o raciocínio (Homos sapiens), a fabricação de objetos (Homo faber), ele então sugeriu o termo  Homo ludens, sendo esta também uma categoria primária da vida humana, estando na base do surgimento e desenvolvimento da civilização[i].

A arqueologia tem achado restos de jogos em várias civilizações antigas – nas civilizações mesopotâmicas (O jogo Real de UR), egípcia (Senet), africanas (Mancalas), Chinesas (GO, comentado por Confúcio) e outras – Abrangendo um período de mais de 3.500 anos A.C. Cada jogo desses nos mostra características dos povos e sua cultura. O uso do mitológico, do sagrado, das divisões de classe e do poder, e da sorte/revez.

Deste jogos surgiram os jogos clássicos como o Ludo, o Jogo da Serpente e escada, o Gamão, a Dama, o Xadrez, Dominó, o Baralho.

Os jogos de mesa – classificados na sua essência como jogos de estratégia, tinham não só o objetivo de entreter mas ensinar. E muitos deles se elevaram a categoria de jogos reais e faziam parte das classes dominantes, dos Reis e Generais. E haviam outros jogos com valores não tão positivos, e que cairam nas graças das classes baixas. Vieram para entreter os soldados e pessoas comuns, que se reunima em torno das guaritas, tabernas e casas de jogos. Estes não buscavam um eriquecimento espiritual ou intelectual, mas mundano, do ouro, da prata, ganhos pela maestria no azar e nas trapaças[ii].

O Presente

Deixando os jogos antigos, vamos nos deparar com períodos de baixa criatividade e inovações no universo lúdico. Este jejum foi quebrado a partir da década de 30 uma revolução no mundo lúdico ocorreu, com os seguintes jogos e seus fantásticos criadores:

Monopoly (1935) – Jogo de mesa criado por Charles Darrow, no período da Grande Depressão e publicado pela Packard Brothers. Características importantes deste jogo – mostra o sistema capitalista de compra/venda, um pouco de negociação e uma sugestão que a sorte pesa muito em toda vida. É o jogo mais vendido no mundo.

Risk  (1959) – Jogo criado pelo francês Albert Lamorisse, o mais premiado diretor de filmes da frança, mas que ficou famoso por ter criado este jogo de guerra que se tornou o primeiro wargame de sucesso mundial. Nele, os paises são conquistados com suas peças que invadem o território inimigo sendo resolvido o conflito pelo  lançamento de dados. O jogo correu o mundo e até hoje é um dos mais vendidos. No Brasil ele veio com o nome de War, lançado em 1972 pela Grow.

RPG (1974) – Role Play Games  ou  Jogos de Interpretação de personagem, surgiu nos EUA, pelas mãos de Gary Gygax e Dave Arneson, o primeiro, um escritor e ambos game designer. Características inovadoras: cada jogador interpreta um único personagem inserido numa história (fictícia ou não), seguindo regras pré-estabelecidas, mas com uma gama de liberdade de ação e de forma cooperativa. O primeiro jogo de RPG foi o Dungeon & Dragons  – Masmorras e Dragões, inspirado no Chainmail (Cota de Malha), ambos ambientados nas histórias épicas medievais fantásticas.

Magic: The Gathering (1993) – Jogo de Carta (cardgame) colecionável que alavancou a indústria de jogos. Criado por Richard Garfield, Phd em matemática combinatória. Neste jogo inteligente e bonito o seu criador conseguiu juntar a beleza dos cards colecionáveis e a estratégia do xadrez. Características do jogo: uma quase infindável quantidade de cartas, todas ricamente desenhadas, e cada ano lança-se mais novas cartas. Regras simples e mecânica enxuta, com tempo de jogo curto. Uma grande estratégia para se criar um conjunto de cartas (deck) forte o bastante para vencer os duelos entre os jogadores.

Descobridores de Catan (1995)  – Com o título original de Die Siedler von Catan , jogo criado pelo alemão Klaus Teuber[i], odontólogo que abandonou sua profissão para se dedicar integralmente a designer de jogos, após o sucesso estrondoso de seu jogo. Características importantes do Descobridores de Catan: jogo de regras simples, dinâmico, uso de tabuleiro modular, algumas peças em madeiras, multiplas formas táticas, e um jogo que podia ser jogado em família. Lançado nos EUA, com muito sucesso e foi logo dando nome a um novo estilo de jogos –  Jogo Alemão e posteriormente “Eurogame”.

Twilight Imperium (1997) – Traduzido como Crepúsculo do Imperio, jogo criado pelo americano Christian Peterson, designer e fundador da Fantasy Flight Games. Inspirado na história de Guerras nas Estrelas, os jogadores controlam raças distintas em busca do domínio da galáxia. Este jogo marca a reação americana ao estrondoso sucesso de jogos Europeus, e tem como características a fusão de várias mecânicas alemãs, com o estilo americano de jogos de guerra e belas miniaturas. Os fans dos Eurogames passaram então a chamarem esses jogos de Ameritrashes, criando até hoje essa divisão de estilos. Este jogo já está na sua terceira edição.

Carcassone (2000) – Jogo criado pelo alemão Klaus Jürgen Wreder, músico, professor de teologia e designer, ao fazer um jogo de regras super simples, onde se constroem castelos, monastérios e estradas, de forma modular, trabalhando em conjunto. Nele surgiu a figura de madeira “Meeple” (junção das palavras inglesas My People) , vastamente utilizada nos jogos  que o seguiram.

Puerto Rico (2002) – Considerado o número 1 dos jogos de estratégia moderno. O seu criador Andreas Seyfarth, um controlador da Deutch Telekon, criou uma pérola dos Eurogames, onde conseguiu um belo equilíbrio de tempo de jogo, profundidade estratégica e rejogabilidade. Em Puerto Rico cada jogador alterna entre vários papeis, que possibilitam plantar, trazer trabalhadores, construir edificações, produzir mercadorias, vender e exportar. Somente em 2008, ele perdeu o ranking de número 1 dos jogos de estratégia para o Agricola, mas se mantém com sua áurea de um ícone moderno.

Na próxima parte do artigo, Tendson falará sobre os Elementos dos Jogos de Mesa.

Até mais!

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.