Este artigo foi escrito por Brandan Landgraff do d20source e foi publicado no dia 25 de novembro de 2009 sob o título original World Building 101:Keeping a Campaign Bible.

Ontem discutimos “como escrever um resumo efetivo de campanha”. Embora esta é uma importante habilidade para qualquer narrador começando uma nova campanha, existe mais sobre a construção de mundos do que uma introdução inicial para seus jogadores do mundo que você está criando. Um resumo da campanha é uma ferramenta projetada como ponto de partida, mas quando você se senta e começa a descrever a primeira cena da sua aventura, você está fornecendo aos jogadores mais informações sobre o cenário do que está no escopo do resumo da campanha. É hora de transformar o resumo da campanha em uma bíblia de campanha.

Uma bíblia da campanha é um nome que soa impressivo, mas na verdade se refere as notas e detalhes de tudo que os personagens encontram. Cabe exclusivamente a você o nível de detalhamento dessa bíblia –  alguns narradores trabalham inteiramente com cadernos de apontamentos, outros gastam horas ou dias detalhando grandes espaços de seu mundo. Independente da forma que você adote, a medida que você distribui mais informações sobre a campanha, é importante manter um registro disso em algum local para referência; dessa forma, temos a bíblia da campanha.

Se você estiver rolando um jogo em um cenário com o qual os jogadores estejam familiares, a bíblia da campanha só precisa realmente de algumas notas sobre os NPCs importantes e quaisquer locações ou eventos que você ache que sejam mais importantes. Se você estiver projetando seu próprio mundo, então, você pode querer usar a bíblia de campanha para registrar a história, mitos e lendas, notas culturais, geografia e qualquer coisa além disso. Tudo e qualquer coisa que você encontre em cenários de campanha publicados pode se ajustar na atualização de uma bíblia de campanha  – atualização e inclusão de conteúdo para suplementos futuros.

Abaixo algumas coisas que você deve considerar quando estiver escrevendo uma bíblia de campanha:

  • Você provavelmente vai querer disponibilizar uma bíblia de campanha para seus jogadores de alguma forma, de forma que eles possam se tornar mais familiarizados com alguns aspectos do cenário que possa lhes interessar. Você pode manter uma cópia impressa encadernada a ser adicionada e expandida após cada sessão ou hospedar uma cópia eletrônica na web. Existem vários sites que permitem criar um wiki livre e privado, que funciona muito bem como a base para uma bíblia de campanha por uma variedade de razões, incluindo questões de escala, facilidade de localizar a informação e a possibilidade dos jogadores adicionarem suas próprias notas.
  • Quando escrever uma bíblia da campanha, é menos importante manter as coisas curtas e direto ao ponto do que no resumo da campanha. Seus jogadores já estão inseridos no mundo de jogo e presumivelmente se eles estão lendo a bíblia da campanha é para aprender mais sobre o mundo do que o que está contido no resumo da campanha.
  • Mantanha o foco. Embora você possa sentir-se livre para gastar muito mais tempo e esforço detalhando a história de seu mundo de campanha, não exagere. Inundar seus jogadores com muita informação pode criar uma sobrecarga de informações, especialmente se você estiver incluindo detalhes do cenário que não terá e não aparecerá em sua campanha. Pode ser divertido criar entradas completas para uma organização, com biografias completas dos membros mais influentes ou importantes, mas se eles nunca aparecerem em suas campanhas, existe um pequeno propósito em incluí-los na bíblia da campanha e seus jogadores podem ficar confusos ou frustrados se eles gastarem o tempo aprendendo sobre grupos que nunca aparecerão.
  • Inclua seus jogadores no processo. Você pode ter uma grande idéia de como seu mundo de campanha funciona, mas lembre-se que seus jogadores também fazem parte deste mundo. Dê a eles a habilidade de escrever elementos na sua bíblia de campanha. Talvez eles pudessem escrever a história de suas comunidades ou a linhagem de suas famílias datando desde os antigos heróis. Talvez eles queiram detalhar culturas distantes da qual eles se originaram ou criar alguns contos de malandros inteligentes roubando o fogo dos deuses no alvorecer da história. Enquanto as informações não forem diretamente contraditórias com outras informações de seu mundo ou funcione contra o tom do enredo que você está criando, deixo-os ter um pouco do controle – você pode encontrar inspiração no material que eles desenvolverem. Deixar que os jogadores contribuam adiciona o benefício de tornar mais fácil quando for necessário que eles mantenham alguns registros para você – afinal, não será mais necessário escrever uma página sobre a biografia do estalajadeiro que você improvisou se os jogadores estão tomando notas para a bíblia.
  • Mantenha-o organizado. Nada é pior do que revirar cinqüenta páginas de notas para encontrar um pedaço de informação crítica. Manter uma bíblia organizada de campanha permite que você (ou seus jogadores) encontrarão as informações que você precisa, quando ela for necessária. Isso pode ser muito difícil se sua bíblia de campanha estiver guardada num formato impresso, mas num formato eletrônico é extremamente simples manter a organização com um mínimo de esforço.
  • Planeje antecipadamente. Se você sabe que narrará uma aventura ou três focada em encontrar e explorar uma cidade arruinada de um império perdido, coloque algum tempo desenvolvendo a história que o cerca e deixe seus jogadores vê-las na bíblia previamente. Dessa forma você não precisa gastar tempo durante o jogo relatando para eles o que eles sabem sobre o antigo império – e você pode até descobrir que seus jogadores tiveram a oportunidade de discutir essas informações como os personagens e os personagens mais instruídos informarão os demais sobre as lendas de tesouros da cidade perdida sem que você se envolva.
  • Evite desmanchar prazeres. Pelo mesmo motivo, no entanto, é importante manter um conjunto de notas separadas, apenas para os olhos do narrador, contendo detalhes dos desenvolvimentos futuros ou planos de eventos no enredo. Se os jogadores já sabem que seu empregador irá traí-los por você ter escrito isso na bíblia da campanha e deixar que eles tenham lido, o impacto da revelação será completamente perdido. Mantenha um arquivo separado para as suas anotações e as anotações dos personagens para evitar que os jogadores saibam de algo que eles não deveriam.

Com uma boa bíblia de campanha, seus jogadores se sentirão muito mais confiantes e confortáveis com as discussões de acordo com os personagens sobre os fatos do mundo que seus personagens vivem. Eles terão a sensação de que o mundo que seus personagens vivem vai além do que você descreve durante as sessões. Se você der a chance deles adicionarem suas próprias informações, eles poderão criar ganchos de enredo ou locais de aventura que eles nunca visitarão e eles podem tirar um
pouco da carga dos ombros do narrador, tanto por manter notas de cada sessão, como por familiarizar-se para reduzir a quantidade de tempo que você gasta e mantendo as notas de cada sessão e dizer-lhes o que eles sabem. O único problema em manter uma bíblia de campanha é que ela demanda tempo – mas se você estiver se divertindo escrevendo-a, então isso não será um problema.

No próximo artigo, nós discutiremos algumas formas de organizar e compartilhar sua bíblia da campanha com seus jogadores, além de discutir os prós e os contras de ambos.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.