Este artigo foi escrito por Brandan Landgraff do d20source e foi publicado no dia 18 de novembro de 2009 sob o título original World Building 101: Effective Campaign Briefs.

Um dos grandes prazeres de se tornar um narrador é criar um mundo para seus jogadores explorarem com seus personagens. Embora existam diversos cenários de alta qualidade disponíveis, especialmente se você está interessado em adaptar a partir de edições mais antigas, se você for como eu então nada pode ser comparada ao prazer de construir seu próprio mundo para o jogo.

É claro, todos os detalhes intricados não serão usados se você não puder comunicá-los aos seus jogadores. Entregar a maioria dos jogadores uma bíblia da campanha do tamanho de um livro universitário é garantir que eles não o lerão. Uma razão óbvia para isto é que toda essa quantidade de detalhes é intimidadora, especialmente se você espera que eles se tornem familiarizados com eles antes de começar a jogar, mas não é a única. Existem vários fatores a considerar para construir efetivamente um mundo de campanha e comunicar os detalhes a seus jogadores.

O primeiro contato com sua campanha que seus jogadores terão é normalmente um resumo da campanha. Esse resumo normalmente é um documento apresentando as informações vitais sobre o cenário que eles precisam entender para criar personagens adequados. Abaixo estão algumas dicas para ajudar a escrever um resumo de campanha efetivo.

  • Mantenha-o curto. A maioria dos jogadores são mais propensos a ler o resumo de uma campanha de 3 páginas do que uma bíblia detalhada de campanha composta por 30 páginas ou mais. Isso não significa que você não deva pensar em mais detalhes que podem ser incluídos nestas três páginas, mas especialmente para a comunicação inicial, quanto mais curto, melhor. Tente considerar 3-5 páginas como o tamanho máximo para um resumo de campanha introdutório.
  • Vá direto ao ponto. Se seu mundo de campanha tem uma história rica com impérios perdidos e grandes batalhas, isso é fantástico, mas se seus personagens dos jogadores estão começando como aventureiros baseados fora de uma pequena cidade do interior, nenhum desses detalhes os afetará.
  • Mantenha ele claro.Tente evitar usar termos específicos da sua campanha sem defini-los. Faça um esforço para assegurar-se que os nomes sejam consistentes e que o seu estilo de escrita seja claro o tempo todo sobre quem está fazendo o que pra quem. Se seus jogadores não estão aptos a entender parte do resumo da campanha, pode ser melhor não incluí-la no resumo, e esta é uma coisa que você não deve fazer.
  • Considere a formatação. Use negrito e itálico para enfatizar detalhes importantes. Mantenha a formatação consistente em todo o documento – a idéia é tornar mais fácil ler e entender o que está escrito.
  • Mantenha um final aberto. Este é um ponto crítico que freqüentemente é esquecido ou deixado de lado pelos projetistas de mundos novatos. Lembre-se sempre que você está criando um mundo compartilhado com seus jogadores – a parte do leão no esforço de desenvolver o mundo é responsabilidade do narrador, mas tenta deixar uma sala para a criatividade de seus jogadores. Como exemplo, em um jogo que eu narrei começou como um cenário padrão de fantasia, mas um dos jogadores decidiu jogar com seu tiefling patrulheiro como um cowboy. Ao invés de lhe dizer que ele não poderia jogar com um personagem com aquele conceito, eu decidi narrar a campanha e o cenário de campanha tornou-se muito mais rico.
  • Mantanha-o organizado. Com apenas três a cinco páginas pode não parecer muito importante manter cada pedaço do detalhes claramente organizado, mas é vital fazê-lo. Não somente será de leitura mais agradável, a organização também tornará muito mais fácil adicionar informações a medida que a campanha continua a crescer.
  • Evite ficções. Pode ser tentador criar seu cenário de campanha utilizando um documento apropriado. Isso pode ser um excelente exercício para manter o direcionamento para você e seus jogadores, mas nem sempre será especialmente claro, conciso ou fácil referenciar detalhes específicos. O resumo da campanha deve ser apresentada aos jogadores primeiro, para eles digerirem as informações, antes que você os leve para o mundo com uma escrita apropriada.

Uma vez que você tiver um resumo da campanha preparado e seus jogadores estejam familiarizados com o material que você apresentou inicialmente, aguarde pela vinda de mais material. Aguarde pelos próximos artigos dessa série para uma discussão mais aprofundada como atualizar os detalhes.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.