Este artigo, com o título original Ten Ways to Challenge Powerfull Parties foi publicado no site Sly Flourish no dia  7 de dezembro de 2009 por Mike Shea.

Se você tem acompanhado outros artigos do Sly Flourish, você deve ter visto uma linha comum – desafiar os jogadores. De acordo com minhas experiências, quando os personagens de D&D 4ª edição alcançam o patamar exemplar e além, eles se tornam muito difíceis de serem realmente desafiados. O jogo parece ser mais mortal nos níveis inferiores do que nos níveis mais elevados.

Continuando com este tema, nós vamos apresentar dez maneiras rápidas de manter o desafio elevado para seu grupo de personagens de níveis altos. Vamos começar.

1. Role cinco encontros antes de um descanso prolongado

Um erro comum é deixar os personagens descansarem frequentemente. Encontros típicos de D&D 4ª edição, não são bem escalonados quando os jogadores enfrentam apenas dois ou três batalhas antes de um encontro prolongado. Sempre tente encontrar uma forma de manter o grupo batalhando sem ter uma pausa para um descanso prolongado. Estar limitado quanto ao uso de poderes diários e pulsos de cura faz com que as coisas se tornem mais difíceis na batalha final contra o chefão.

2. Use o terreno

Muitas pessoas falam sobre estar forma de manter o desafio elevado. Quando projetamos qualquer encontro, sempre considere os efeitos do terreno que você está adicionando para manter o combate interessante. Isso também pode dar uma vantagem aos seus monstros se seus personagens forem particularmente poderosos. Fossos de lava em lares de dragões, armadilhas de espinhos nos lares de bandidos, até mesmo poços de energia necrótica na cripta de um morto-vivo poderoso podem adicionar um pouco de desafio e excitação ao combate.

3. Use desafios de perícias para drenar recursos

Os desafios de perícias também podem ser usados para limitar os recursos de seus jogadores. Uma falha em um desafio de perícias pode impor uma doença, roubar alguns pulsos de cura, ou mesmo remover a magia de suas armas (remover sua habilidade para usar poderes de itens para a batalha). Pense em formas de usar desafios de perícias para drenar recursos de seu grupo de personagens para manter o desafio elevado – mas não se esqueça que o desafio precisa fazer sentido e ainda proporcionar diversão ao grupo.

4. Componha o grupo de monstros cuidadosamente

Sempre considere misturar os tipos de monstros quando projetando um encontro. Uma mistura apropriada de brutos, artilheiros e controladores podem representar um bom desafio para seus personagens. Lembre-se que, quando comparadas, as criaturas normais freqüentemente representam um desafio maior que monstros elite ou solos.

5. Use lacaios efetivamente

Os lacaios podem ser buchas de canhão, aqueles que dão cobertura, ou algumas vezes uma terrível amolação. Raramente eles representarão grande perigo. Considere cuidadosamente como os lacaios agirão nos encontros. Envie-os em ondas de pequenos números e mantenha-os separados para evitar explosões e rajadas.

6. Use rodadas de surpresa (esparsamente)

Frequentemente considere a possibilidade de colocar uma rodada de surpresa. Talvez seus personagens sejam acossados por assassinos em uma emboscada perfeita. Uma rodada surpresa pode trazer devastação com um grupo bem posicionado. No entanto, use essa estratégia esparsamente e certifique-se que a rodada surpresa faça sentido para a situação.

7. Misture tipos de encontros e propósitos

Nem todas as batalhas precisam ser um grande desafio. Metade das batalhas deveriam ser combates rápidos para deixar os personagens sentirem-se poderosos enquanto uma parte de seus recursos é drenado. Misture e uma batalhas contra seis a nove inimigos normais com alguns combates contra elites e uma ou duas batalhas com solos (sempre com um histórico extra – os solo não são realmente solos).

8. Sintonize as batalhas com as perícias dos jogadores

Sempre mantenha seus personagens e jogadores em mente quando projetando uma batalha. Você pode usar essas informações tanto para explorar as fraquezas dos personagens como para deixá-los brilhar conhecendo seus pontos fortes. Mantenha isso em mente para proporcioná-los um desafio a altura, bem como para possibilitar que eles mostrem o que têm.

9. Use regras caseiras

Mantenha uma lista de boas regras caseiras a mão, como adicionar 1[A] quando as criaturas estão sangrando, adicionar +1/2 do nível ao dano e usar “lacaios durões” que ganham um “cair” livre ao invés de morrer no primeiro golpe. Use isso esparsamente, mas as mantenha ao alcance para quando precisar de uma batalha mais desafiadora.

10. Trapaceie

Sempre se lembre da regra 0 – mantenha o jogo divertido. Se isso significa adicionar alguns pontos de vida aos monstros para mantê-lo de pé por mais uma rodada ou burlar uma jogada de d20 para que o monstro mostre o que tem. Apenas não faça isso frequentemente ou o propósito de rolar dados se perderá.

Manter o desafio alto nos níveis mais altos de D&D pode ser difícil. Nós esperamos que estas dicas lhes dêem algumas idéias para manter os desafios realmente desafiadores nos seus próprios jogos.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.