Este artigo foi escrito por Wimwick do dungeonsmaster.com e foi ao ar no dia 03 de dezembro de 2009, sob o título original Dungeons & Dragons is more than e roleplaying game.

O primeiro capítulo do Livro do Jogador 4ª edição referencia o Dungeons & Dragons como um jogo de interpretação. Claro, isto está correto, mas o D&D é mais do que um jogo de interpretação? Vamos ver o que estas duas palavras significam. Por interpretação assume-se atitudes, ações e maneirismos de outros em uma situação de faz de conta. Um jogo é divertimento ou passa-tempo. Colocando estas duas palavras juntas nós certamente teremos algo que define muito bem o D&D, mas isso é tudo que o D&D é? D&D é só um jogo de interpretação ou ele é realmente algo mais?

Quando nos preparamos e jogamos D&D ele é somente um jogo que jogamos? O que realmente está envolvido em um jogo de D&D? Para sua surpresa, pode haver muito mais do que você imagina.

Uma parte do que o D&D é está na criação da sessão de jogo e do seu personagem, ou seja, um processo criativo. Não importa para qual lado você mova o D&D, ele é um jogo criativo. Você tem que pensar no histórico dos personagens, imaginar tramas, encontros, masmorras e combinações de monstros. Claro que isso não para por aqui, o maior aspecto dos jogos de interpretação é que você está sempre criando. Os melhores jogos de D&D são colaborativos, aqueles que o narrador inicia a história, mas os jogadores participam e podem afetar a narrativa. Sem viagens de trem, por favor.

Mas de onde vem toda a inspiração para isso? Se você estiver criando um Ladino que sobreviveu a uma praga enquanto vivia seu dia-a-dia nas ruas de uma cidade ou se você criou um Bardo que ajudou a liderar uma revolução, ou um Senhor da Guerra que liderou exércitos, onde você consegue inspiração para isso? A História serve como uma grande referência sobre a sobrevivência à Morte Negra, liderando a Revolução Francesa ou comandando os exércitos de Tróia. Então, se você está jogando D&D você não está sendo somente criativo, você está inadvertidamente estudando a História. Se você quiser pesquisar a vida de um monge asceta, um escravo, um gladiador ou rei guerreiro, existem muitos períodos que podem fornecer a informação necessária para ajudá-lo a trazer o personagem da campanha à vida. Até mesmo uma visita rápida ao museu para uma pesquisa autêntica de D&D não soa como uma idéia improvável.

Talvez você esteja narrando para o seu grupo local e deseje realmente dar vida a sua campanha através de vários mapas que serão usados para encontros. Repentinamente você se vê estudando mapas, certificando que as características do terreno fazem sentido. Você pode acabar visitando o Cartographers Guild para pegar algumas dicas sobre criação de mapas. Arquitetura e arte começam a influenciar como você projeta suas masmorras, utilizando opções temáticas misturadas e por fim, fazendo sentido.

Sobre matemática? Certamente não é o meu assunto preferido. Enquanto o Character Builder faz muito por você, ainda existe muita matemática em D&D. Da simples tarefa de rolar os dados e totalizar os valores rapidamente, ao fatoramento de todos os modificadores, ao cálculo da taxa de velocidade de viagem de seu personagem após cair enquanto estava escalando um precipício. Admita: alguém em sua mesa de jogo já fez esse cálculo ou algum similar.

Outra coisa que o D&D faz é manter você falando. Do simples ato de declarar suas ações em seu turno de iniciativa a descrição completa de como você influenciará o rei com uma jogada de Diplomacia que você está prestes a fazer. A fala e discursos sociais são parte do D&D, ele é um jogo comunal. A medida que você se torna mais confortável jogando D&D você sentirá que falar na sala de aula, sala de reuniões ou mesa de bilhar é muito mais fácil. Você sentirá a sua confiança em falar com os outros em público aumentar.

Existem outros benefícios associados a jogar D&D, sendo um deles a expansão do vocabulário. D&D é mais do que um jogo de interpretação, onde as potencialidades deste passatempo forçam você a ampliar seus interesses de forma consciente ou não. Em resumo, D&D fará de você um indivíduo mais polido, expandindo seus interesses e sua base de conhecimento.

D&D é um jogo de interpretação? Absolutamente, mas ele também é muito mais do que isso.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.