Este artigo, com o título original Scaling 4th Edition for Six Players foi publicado no site Sly Flourish no dia  30 de novembro de 2009 por Mike Shea.

Escalonando a 4ª Edição para seis jogadores

Todos nós gostamos de ter um grupo perfeito formado por cinco jogadores sempre que vamos jogar D&D, mas nos tempos dos negócios constantes, pode ser muito difícil conseguir este feito. Uma forma de aproximar-se deste grupo é criar uma reserva de jogadores e esperar que pelo menos cinco possam atender o chamado sempre que preciso.

O que acontece, no entanto, naqueles dias onde mais jogadores aparecem para jogar? Ninguém quer chutar alguém para fora do jogo e essa é uma péssima estratégia se você planeja manter seu jogo por muito tempo. Ao invés disso, nós vamos mostrar algumas formas de escalonar o jogo para seis jogadores.

Escalonar o jogo para baixo, para quarto jogadores, é terrivelmente complicado. Normalmente você pode remover uma criatura ou duas e manter a reserva de experiência por personagem. Em muitos casos, um jogo de D&D com quatro personagens pode ser até preferível. As batalhas acontecerão rapidamente e o desafio será maior.

Escalonar para seis jogadores, no entanto, pode ser um pouco mais desafiador. Primeiro, manter o nível de ameaça alto será mais difícil. Um único personagem adicional no grupo de cinco acaba criando um excesso na base de poder que excede a soma de seus grupos. Um grupo de seis acarreta em mais dano do que um grupo de cinco – mais do que você pode imaginar pela simples adição de outro personagem.

Hoje nós vamos oferecer algumas dicas para escalonar seu jogo com seis personagens ao invés dos cinco personagens usuais.

Adicione criaturas

A maneira mais fácil de escalonar para cima uma batalha para grupos maiores é adicionar mais criaturas. No entanto, mantenha em mente que você deve adicionar criaturas com pontos de experiência equivalentes para manter o encontro do mesmo nível. Isso pode ser um pouco confuso. Se você estiver planejando um encontro de nível 21 para o seu grupo de personagens de 18º nível adicione outra criatura de nível 21 ao encontro para um grupo com seis personagens. Você também pode adicionar duas criaturas de nível 17 e o encontro permanecerá de nível 21. Ainda assim, a dificuldade provavelmente será menor.

Existem alguns problemas com este método, mesmo sendo direto e fácil. Primeiro: se o tempo for um fator relevante, seus combates ficarão significativamente mais longas que as batalhas com cinco personagens. Adicionar outro jogador adicionará também um pouco de tempo. Adicionar criaturas do lado do mestre também acrescentará mais tempo a essa matemática. Segundo: como mencionado acima, pode ser difícil manter o mesmo nível da batalha. Terceiro: você ainda não está apto a tornar a dificuldade maior.

Adicione Dano

Outra forma fácil de manter a ameaça alta contra grupos com seis personagens é aumentar o dano causado pelos monstros. Existem duas formas de lidar com isso, uma é mais sutil e a outra mais direta. A forma sutil é simplesmente adicionar um dado de dano. Se a criatura provoca 1d8+6 de dano, converta para 2d8+6. Isso tornará o dano mais balanceado e adicionará uma média de 4 a 5 pontos de dano.

Uma forma mais direta e podedora é adicionar metade do nível da criatura ao dano. Um gnoll de nível 10 poderia adicionar +5 de dano ao seu dano normal. Uma forma fácil de fazer isso é observar no bloco de estatística da criatura o seu modificador de atributo apropriado e usá-lo em lugar do modificador de dano normal. Por exemplo, se um Azer Mestre das Feras causa normalmente 1d10+5 pontos de dano e este dano se tornaria 1d10+13 usando o seu modificador +13 do modificador de Força.

Este dano adicional manterá o grupo de seis na linha enquanto o dano é se estende a todos do grupo. Como um narrador, lembre-se de não bater num único personagem dessa maneira.

Não faça nada

D&D 4ª edição não foi desenvolvido para poderosas batalhas individuais que colocam um grupo inteiro e descansado no limiar de um desastre. Ele foi desenvolvido para enfraquecer o grupo ao longo do tempo. Neste caso, não há nada de errado em deixar os combates inalterados, como se fossem enfrentados por cinco personagens. Certamente os combates serão mais fáceis do que o esperado, mas eles ainda enfraquecerão os personagens ao longo do tempo.

Utilizando este método, a duração das batalhas não deverá durar mais do que você esperava como um grupo de cinco. Certifique-se, no entanto, que o grupo possua poucas chances para um descanso prolongado. Um grupo composto por seis personagens deveria enfrentar seis ou sete batalhas antes que eles possam retirar-se para um descanso prolongado com pelo menos uma ou duas batalhas desafiadoras usando os outros métodos descritos acima.

Chefão com regras caseiras

Os chefões, aqueles sujeitos realmente maus que nós como narradores adoramos, precisam de algumas proteções especiais quando estiverem lutando com um grupo de seis. Estes vilões agem como bastões de luz para seus jogadores – normalmente recebendo uma quantidade atroz dos golpes que eles têm para oferecer. Considere dar aos vilões algumas defesas a mais do que a que eles teriam normalmente quando enfrentar um grupo maior. Minhas defesas favoritas são a resistência a atordoamento e pasmo. Considere seriamente dar essas resistências aos vilões:

  • Vilão Inevitável: Quando estiver atordoado, esta criatura ao invés das conseqüências normais perde uma ação padrão. Quando estiver pasmo a criatura perde uma ação menor nesta rodada.

Isto assegura que seu vilão habilidoso não perca todas as suas chances de agir por ser repetidamente atordoado e pasmo.

Como algumas considerações cuidadosas, um bom narrador pode aprender como escalonar o D&D 4ª edição para jogadores adicionais. Reserve algum tempo e especialmente atenção e você terá uma sessão muito boa – senão melhor – do que com um grupo de cinco personagens.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.