Este artigo foi escrito por Ameron do dungeonmaster.com e foi ao ar em 21 de setembro de 2009, tendo sido autorizada a sua tradução.

This article wrote by Ameron from dungeonmaster.com was posted at September 21, 2009 and its translation was authorized by his author.

Você poderia descrever seu personagem? Embora essa possa parecer uma pergunta simples, ela é muito mais difícil do que parece. Eu não estou perguntando sobre classe e nível; eu quero saber como seu personagem na verdade se parece.

Muitos personagens são descritos por sua raça, classe e equipamento e pronto. Mas se eu lhe disser que meu personagem é um meio-elfo paladino que veste uma armadura completa isso não lhe dará uma boa idéia de como ele se parece.

Imagine que seus personagens nunca se encontraram antes em um local público ou no meio de uma multidão. Tudo que você tem uma descrição vaga de mim. Que tipo de detalhes tornarão seu trabalho mais fácil? Saber que eu estou vestindo uma armadura completa ajuda se estiverem procurando por mim no campo de batalha, mas se eu estiver num encontro social? Provavelmente eu não estarei vestindo uma armadura completa num encontro social. Então, que outros detalhes você precisa?

A maioria das fichas dos personagens tem um local para a raça, sexo, altura, peso, cor do cabelo, cor dos olhos e cor da pele. Todos são excelentes detalhes que ajudam a definir o seu personagem. Mas quantos conceitos repousam na descrição de seus personagens?

Nós já falamos sobre a idéia de símbolos únicos de companhias de aventureiros (Adventuring Company Symbols) como uma forma de distinguir seus personagens como parte de um grupo seleto. E no artigo “What’s a +1 Sword” abordamos como seu personagem descreve seus itens mágicos. Agora vamos observar a figura por inteiro e descrever seu personagem.

Com a necessidade prática de utilizar miniaturas no D&D 4ª Edição, algumas pessoas assumem que seus personagens se parecem com as miniaturas. Eles não fazem o menor esforço para mudar qualquer detalhe. Só porque a sua miniatura está vestindo uma capa azul, isso não quer dizer que seu personagem precise vestir uma capa azul. Na verdade, você não precisa vestir capa alguma. Lembre-se que as miniaturas são apenas marcadores no gride de batalha. É claro que é muito legal ter um miniatura que se aproxime da visão que você tem do seu personagem, mas não sinta-se limitado pela aparência da miniatura. Da mesma forma, você não deveria sentir a necessidade de substituir sua miniatura se seu equipamento mudar.

Seus personagens não deveriam parecer assim!

Seus personagens não deveriam parecer assim!

Quando descrever seu personagem tente pensar nos pequenos detalhes que ajudam a fazê-lo único. Eles podem incluir características físicas como cicatrizes, ser manco ou usar uma tatuagem, mas elas também podem incluir seus objetos. Além das armas e armaduras, o que mais o personagem possui? Jóias e acessórios são excelentes coisas para dar ao seu personagem. Pode ser algo sutil como um brinco (ou vários deles), um anel de família ou um colar com um amuleto de boa sorte ou símbolo religioso. Outra boa forma de descrever seu personagem é pensar em cores. A maioria das armaduras permanece com as coras dos materiais com as quais foram fabricadas, mas não precisa ser este o caso. Talvez seu personagem tenha adicionado verde, azul ou vermelho a sua armadura completa.

A maioria dos jogadores tem uma imagem mental da aparência de seus personagens quando eles começam a aventurar-se. Essa imagem normalmente inclui cada pedaço do equipamento que o personagem possui, mas como esse personagem se parece quando ele está despido de todas as suas regalias?

Digamos que o grupo chegou a cidade e planeja passar algumas semanas antes de voltar a estrada. O seu personagem usará sua armadura completa todos os dias ou ele se vestirá de forma mais confortável durante seu tempo na cidade? Andar por aí vestindo uma armadura não faz sentido e irá atrair muita atenção. Isso é especialmente verdade em uma comunidade leal. A menos que se espere um ataque de dragão a qualquer minuto, realmente não haverá necessidade de estar vestido em armadura em todo lugar que se vá. Sair da armadura pesada e desajeitada será provavelmente um alívio.

Quando os personagens estão num cenário urbano, existem ainda mais razões para a mudança no vestuário. Um jantar extravagante com um oficial importante, uma noite para aproveitar as representações da vida ou uma caminhada aos estabelecimentos de jogos, todos pedem diferentes tipos de vestimentas. Este é o tipo de detalhe que raramente é dado atenção.

Seu personagem tem algumas mudas de roupa que ele carrega com ele para cobrir estes tipos de situações? Eu acredito que os personagens carregam pelo menos um conjunto de roupas além de seus trajes de viagem.

As roupas não são os únicos equipamentos que podem ser utilizados fora da aventura que você deveria manter em mente quando descrever como seu personagem se parece. Seu personagem possui jóias? Muitas culturas furam as orelhas e se seu personagem é proveniente de uma dessas culturas, provavelmente irá utilizar brincos. Mas ele usa os brincos todo o tempo ou apenas em situações especiais? E sobre outras jóias? Um anel, um pendente, colar, até mesmo um cinto com fivela são detalhes importantes que ajudam a definir o seu personagem. Se ele possui essas coisas, em quais circunstâncias ele as utiliza? Um anel sinete com uma pedra valiosa denotando nobreza pode parecer esquisito, mas o personagem poderia arriscar perdê-lo ou danificá-lo durante as batalhas? Provavelmente ele manterá essa jóia enrolada em um lenço. Mas se ele precisa impressionar uma princesa local durante um contato social faz sentido usá-lo.

No final das contas, cabe a você como jogador decidir a aparência de seu personagem. Quanto mais claro as suas visões e descrições, mais o personagem se parecerá com um indivíduo. Tudo que você puder fazer para tornar o seu personagem em algo a mais que números em uma folha de papel contribuirão para aumentar a sua diversão com o RPG. Apenas não se deixe levar. Faça seu personagem único, mas esses detalhes únicos devem permanecer no jogo.

Quanto tempo e esforço você dedica a descrição de seu personagem? Você já e
steve numa situação onde colocar esse tipo de esforço extra realmente valeu a pena?

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.