Postado em 7 de outubro de 2009, Por Jonathan Drain no site D20 Source com o título original “5 Tips to Handle NPC Followers

Em algumas situações nós queremos que um NPC siga o grupo. Pode ser que um jogador tenha que faltar a sessão e você deseje que o NPC o substitua ou os personagens tenham alugado um mercenário para preencher um papel faltando no grupo. Eles podem ser chamados para uma batalha épica final, sendo necessário adicionar NPCs extras para ajudar na batalha.

Aqui apresento algumas dicas para fazer a experiência mais fácil.

1. Não ofusque os jogadores

Narradores novatos algumas vezes cometem o erro de fazer um NPC fazer o trabalho dos personagens por eles. Isso irá detratar a vitória dos jogadores se seus NPCs ganharem todas as batalhas por eles.

Se você quiser que um NPC junte-se ao grupo, certifique-se que ele apenas ajudará o grupo e não roubará todas as glórias. Especialmente, não coloque um NPC de alto nível para resolver todos os problemas. Ninguém quer ficar sentado enquanto você teleporta Gandalf e o faz lutar contra todos os seus monstros.

2. Use estatísticas de jogo simplificadas

NPCs não necessitam de muitos detalhes como os personagens “completos”. Detalhes desnecessários apenas aumentam o tempo de geração do NPC e pode deixar o jogo mais lento por apresentar muitas opções para o narrador.

Uma vez que os NPCs tendem a não possuir muitas habilidades irrefletidas (redução de dano, auras de medo ou outras habilidades), é seguro escrever suas estatísticas básicas: PV, CA, For/Ref/Von, Iniciativa e perícias que você pensa que eles precisam e seus ataques.

Não se preocupe com talentos individuais, pontos de perícias, poderes ou habilidades raciais. Com NPCs da 4th Edition, um ou dois poderes sem limite e um ataque por encontro devem ser suficientes. Mais detalhes apenas deixam a geração do NPC mais lenta e depreciam os personagens dos jogadores.

3. Preencha a vaga de jogadores faltosos com NPCs

Se o grupo tem um jogador faltando nesta semana, uma opção é preencher a vaga por Biff o Substituto.

Biff o Substituto é um NCP do jogo Baldur’s Gate que substitui qualquer NPC com plot relevante que você planeja matar. Da mesma forma, o narrador pode rolar uma substituição rápida da mesma classe. Da mesma forma, você não precisará de estatísticas completas.

4. Utilize softwares de geração de personagens

Alguns softwares de geração de personagens podem gerar NPCs muito rápido.

Uma característica particular do Character Builder, software do D&D 4ª Edição, é a opção “Quick Character”, que permite a geração de um personagem em alguns segundos. É bem mais rápido do que usar as orientações do Guia do Mestre.

Existem softwares similares para a terceira edição ou você pode usar as estatísticas rápidas para NPCs no Livro do Mestre.

NPCs que se juntem ao grupo podem ser gerados com o tesouro adequado ao seu nível, mas tropas contratadas e oponentes não deveriam. Se um jogador utiliza um mercenário contratado, não deixa o mercenário deixar os personagens utilizarem seus equipamentos livremente. NPCs aliados com tesouro completo podem compartilhar de XP e tesouros.

5. Dê aos NPCs alguns personagens

Cada NPC deve ser mais do que um conjunto de estatísticas. Escolha um nome e pelo menos duas características marcantes.

Deixe um comentário com suas sugestões para lidar com NPCs, mercenários e seguidores.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.