Dungeons and Dragons 4ª Edição: Modo Difícil

Essa matéria foi ao ar no site Sly Flourish no dia 02 de novembro de 2009 com o título original Dungeons and Dragons 4e: Hard Mode e é assinada por Mike Shea.

Os personagens dos jogadores na quarta edição formam um grupo resistente. Com milhares de itens mágicos e milhares de poderes disponíveis, existe uma imensa quantidade de possibilidades para os personagens. Se seus jogadores são particularmente aptos em escolher a combinação correta de poderes, talentos, trilhas exemplares, e itens, nós pobres narradores podemos acabar achando realmente difícil desafiá-los. Hoje nós vamos dar uma olhadinha numa regra caseira para a quarta edição “Modo Difícil”. Essencialmente nós vamos aumentar o desafio para os personagens sem alterar a duração das batalhas.

+1[A] quando estiver sangrando

Se você já leu fóruns sobre a quarta edição na web, você já ouviu sobre o Desgaste – aqueles pontos na batalha onde os personagens sabem que vão ganhar, os monstros sabem que vão morrer, e ambos sabem que isso deverá demorar umas cinco rodadas para acontecer. Existem algumas maneiras de evitar o desgaste, mas uma forma de deixar o monstro um pouco mais perigoso é interessante é aumentar o dano causado quando ele estiver sangrando. Essencialmente, uma criatura com esta habilidade se torna mais perigosa quando suas fichas estão se esgotando. Esta é uma mudança súbita não deve ser tornar do conhecimento dos personagens a menos que você deixe transparecer através de uma colocação descritiva como: “o chefe da tribo orc urra e golpeia com violência”.

Metade do nível no dano

Uma forma mais direta para aumentar o desafio de seus monstros é adicionar ½ do nível do monstro ao dano. Isso terminará aumentando em escala rapidamente, então não utilize essa técnica freqüentemente. Esse dano será aplicado aos pontos de vida temporários, resistência a dano, e alguns personagens que possuem cura livre nos níveis altos. Se você desejar estender este dano a todos os monstros, estará criando um jogo um pouco mais difícil, então o melhor é aplicá-lo somente as suas criaturas preferidas e que realmente merecem causar este dano extra. As criaturas solo são as que melhor se adaptam ao uso desta solução.

Resistência as Condições Pasmo e Atordoado

Por falar em solos, estes caras freqüentemente necessitam de alguma ajuda especial para evitar ficar pasmos ou atordoados. Considere fornecer a seus monstros solo favoritos as seguintes habilidades:

  • Vilão Inevitável: Quando atordoado, a criatura ao invés perde uma ação padrão nesta rodada. Quando pasmo, a criatura ao invés perde uma ação menor nesta rodada. Isso garante que a ameaça deste solo ainda permaneça alta e lhe dará mais ações do que eles normalmente teriam quando estiverem tipicamente atordoados e pasmos.

Muitos grupos poderão nunca precisar destas regras. Algumas vezes as combinações só funcionam perfeitamente. Outras vezes, no entanto, o narrador pode encontrar nestas ferramentas algo para assustar os jogadores um pouco mais. Estas três regras simples podem ajudar a resolver o problema. Faça um teste no seu próximo chefão e veja como isso fornece.

Escrito por

Um sonhador que gosta de brincar com palavras e criar mundos imaginários.

5 comentários em “Dungeons and Dragons 4ª Edição: Modo Difícil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s