Este artigo foi escrito por Ameron do dungeonmaster.com e foi ao ar em 03 de setembro de 2009, tendo sido autorizada a sua tradução.

This article wrote by Ameron from dungeonmaster.com, was posted on September 3, 2009, and his author authorized its translation.

Você usa todos os seus poderes diários todo dia? Se você for como eu, se sentirá relutante em usá-los caso não seja possível alcançar os melhores resultados possíveis. Mas quão freqüente você mantém seus poderes diários reservados e então perde a chance de usá-los? Isso acontece comigo sempre que eu jogo.

Os personagens de D&D 4ª edição têm vários poderes a sua disposição. Poderes por encontro são mais fortes do que os poderes sem limite e os poderes diários são mais fortes do que os poderes por encontro. Então, se os poderes diários representam o mais forte no arsenal dos personagens porque eles não são usados mais freqüentemente? Não usar seus poderes diários todos os dias é colocá-lo em desvantagem, e dessa forma deixá-lo menos efetivo.

Durante muitas sessões de jogo, eu agia exatamente dessa forma durante os combates:

Rodada 1: poder por encontro; Rodada 2: poder por encontro; Rodada 3: poder por encontro, e daí pra frente, poderes sem limite. Eu raramente usava meus poderes diários. O que acabava acontecendo é que no terceiro ou quarto encontro de combate, nós normalmente parávamos para um descanso prolongado, ou só podíamos lidar com mais um único combate no dia.

Descansar agora significa que eu vou recuperar meus poderes diários apenas para não usá-los. Alternativamente, sabendo (ou suspeitando) que nós tínhamos apenas mais um combate, eu tentava usar todos os meus poderes diários num único combate. A mesma coisa acontecia com meus aliados. Então, depois de se esforçarem nos três últimos encontros, todos nós usávamos nossos poderes diários no último combate. Isso fazia com que os combates se tornassem chatos (principalmente porque terminava muito rapidamente) e incrivelmente frustrantes para o narrador, principalmente porque seus monstros eram destruídos com um mínimo de esforço.

Os encontros são projetados tendo em vista o equilíbrio em mente. O Livro do Mestre fornece um direcionamento muito claro sobre a construção de encontros que são designados para encontros em níveis específicos. Parte deste cálculo assume que os personagens irão lançar alguns poderes diários sobre os monstros a cada luta. Se nenhum poder diário for usado os personagens poderão achar a batalha mais difícil. Se mais alguém usa seus poderes diários em uma batalha, ela pode parecer mais fácil. Não usar seus poderes diários fará seu trabalho mais difícil.

Estou propondo uma ideia radical para todos os personagens. Porque não usar seus poderes diários nas primeiras rodadas de cada combate inicial? O poder pode não atingir seu potencial máximo, mas pelo menos você terá uma chance de usá-lo. É claro que se seu poder tem um efeito específico que simplesmente não se aplica no início do combate, por exemplo, se ele permite que todos os seus aliados gastem um pulso de cura, então essa não será uma boa ideia. Mas tão logo alguns aliados precisem de cura, vá em frente e use seu poder diário. O que é pior: usar o seu poder diário e não obter o máximo benefício ou seguir por três encontros de combate e não usá-los de qualquer forma?

Com qual freqüência você usa os poderes diários dos seus personagens? Com qual freqüência seu grupo faz um descanso prolongado e todos os personagens sem nenhum poder diário? Você prefere usar seu poder diário causando o dobro do dano necessário para derrubar o oponente ou prefere guardá-lo para outra situação?

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.