Battlestar Galactica – Board Game

Publicado por

Embora eu tenha voltado a jogar os jogos de tabuleiro nos Domingos Lúdicos, faz um bom tempo que não falo deles por aqui e olha que nos últimos meses conheci ótimos jogos e um deles, mesmo não tendo a temática que mais me agrada, foi o Battlestar Galactica, um jogo produzido pela Fantasy Flight.

Os Cylons foram criados para tornar a vida mais fácil nas Doze Colônias. E então, chegou o dia onde os Cylons decidiram matar seus mestres. Depois de uma longa e sangrenta batalha, uma trégua foi declarada e os Cylons partiram para outro mundo que chamaram de lar.

Quarenta anos depois eles retornaram e levaram a humanidade a beira da extinção. Os humanos remanecentes, liderados pela tripulação da Battlestar Galactica fugiram na esperança de encontrar um novo lar e conhecido nas lendas como Terra.

A única esperança da humanidade é encontrar a localização da terra enquanto lutam contra os impiedosos Cylons. Mas a medida que os recursos diminuem, foi descoberto que o inimigo agora podem se passar por humanos e estão infiltrados dentro da frota.

Battlestar Galactica é um jogo cooperativo, mas possui uma carga paranóica muito forte em virtude das cartas de lealdade, um elemento do jogo que determinará de que lado dessa guerra os personagens estarão: Humanos ou Cylons.

São 10 fichas de personagens disponíveis, cada um com suas qualidades, defeitos e características que adicionam mais sabor ao jogo. Os personagens podem ser líderes políticos, líderes militares, pilotos ou um mecânico, especializado no concerto de naves e da Galactica.

TURNO DE JOGO

O jogo é jogado em vários turnos até que os humanos ou cylons vençam o jogo e dentro de cada turno segue-se os seguintes passos:

  1. Fase de Recebimento das Cartas de Perícias: o jogador atual puxa um número de Cartas de Perícias  dos tipos indicados na sua ficha;
  2. Fase de Movimento: o jogador atual pode movimentar o seu personagem para um local diferente. Se mover seu personagem para uma outra nave (da Galactica para a Colônia ou vice-versa) é preciso descartar uma carta de perícias;
  3. Fase de Ação: o jogador atual escolhe uma ação para ser realizada. As opções de ação incluem a sua localização, a ficha do personagem e as Cartas de Perícias.
  4. Fase de Crise: A carta do topo da pilha de Crise é puxada e resolvida.
  5. Fase de Ativação das Naves Cylon: se alguma nave Cylon estiver em jogo, as naves Cylon são ativadas de acordo com a carta de Crise.
  6. Fase de Preparação para o Salto: se a carta de Crise tiver o ícone de preparação para o salto, o marcador de frota avança um espaço na trilha de preparação para o salto. Se o marcador atingir o final da trilha então a frota salta, aproximando-se do seu destino.

DETALHANDO O TURNO DE JOGO

Fase de recebimento das cartas de perícias
Cada jogador, de acordo com as informações contidas em sua ficha de personagem, possui uma quantidade de cartas de perícias que são puxadas da pilha de cartas de perícias nos seus turnos. Essas cartas possuem uma numeração e um efeito e muitas vezes os mesmos efeitos com numerações diferentes.

O jogo se desenvolve com jogadas de perícias e estas são feitas pela soma dos números e das cores das cartas. Existem testes, por exemplo, de Dificuldade 7 que só aceitam cartas roxas e amarelas. Dessa forma, os jogadores colocarão cartas viradas para baixo para tentar bater essa dificuldade, mas existem dois fatores complicadores. O primeiro é que TODA jogada de perícia deve ser “auxiliada” por duas cartas de um deck do destino, formado por cartas de todas as cores embaralhadas. O segundo complicador é que alguns personagens podem ser Cylons e eles poderão colocar cartas de cores diferentes, que tem seus bônus subtraídos do resultado final. Para que ninguém saiba quem colocou o que, após todas as cartas serem colocadas no desafio, elas são embaralhadas e só então colocadas com a face para cima para fazer a contagem.

Fase de movimento
Os jogadores podem, nesta fase, mover os seus marcadores para qualquer espaço dentro da nave ou movê-los para uma outra nave, descartando uma carta no processo. Se o personagem estiver pilotando uma nave, ele pode mover a nave que está pilotando para um quadrante adjacente ou descartar uma carta e mover-se para qualquer local da Galactica ou da Colonial.

Fase de Ação
Dentro da fase de ação existem sete possibilidades:

  1. Ativar uma localidade: o jogador faz a ação descrita na localidade atual do personagem;
  2. Ativar a ação de uma carta de perícia: o jogador escolher realizar uma ação descrita na carta de perícia. Nem todas as cartas de perícias possui ações que possam ser usadas nesta fase.
  3. Ativar ação do personagem: o jogador realiza uma ação descrita na sua ficha de personagem. Apenas alguns personagens possuem ações listadas. Algumas ações da ficha dos personagens só pode ser realizada uma vez por jogo.
  4. Ativar seu viper: se o personagem do jogador estiver pilotando um viper, ele pode ativá-lo para mover-se ou atacar uma nave cylon.
  5. Ativar cartas de Título ou Quorum: se o jogador tiver de posse uma carta de Título ou Quorum que lhe permita realizar uma ação, ele pode ativá-la agora.
  6. Carta de Lealdade: o jogador pode revelar uma de suas cartas de lealdade “Eu sou um cylon” para realizar ações especiais;
  7. Não fazer nada: se o jogador decidir não fazer nada nesse turno, deve-se proceder para a Fase de Crise.

Fase de Crise
Durante essa fase, o jogador puxa uma carta do topo da pilha de Crise, lê em voz alta a sua descrição e então executa a carta. Existem três tipos de Cartas de Crise: ataque cylon, jogadas de perícias e eventos.

As  cartas de ataque cylon apresentam a imagem da Galactica e algumas naves ao redor. Quando resolver uma carta de ataque cylon siga as etapas listadas e descarte a carta, a menos que seja instruído a manter a ca
rta em jogo.

As cartas de jogada de perícias envolvem situações que requerem que os jogadores passem numa jogada de perícias. Algumas delas permitem que o jogador decida fazer ou não o teste e sempre existem conseqüências para a não realização, o sucesso e a falha. As escolhas podem ser feitas normalmente pelo Almirante ou pelo Presidente.

As cartas de evento devem ser resolvidas imediatamente e normalmente trazem uma escolha a ser feita pelo Presidente ou Almirante.

Fase de Ativação das Naves Cylon
Se existir pelo menos uma nave cylon em jogo então estas naves, indicadas pelo ícone na parte inferior da carta, podem se mover ou atacar (seguindo uma tabela de prioridade).

Fase de Preparação para o Salto
Se a carta de crise apresentar um ícone de salto, então o marcador de salto se move na trilha de salto e se chegar ao final, a nave salta.

RECURSOS

A nave possui quatro recursos: combustível, comida, moral e população, todos vitais para a sobrevivência da raça humana. Esses recursos são perdidos durante a resolução das cartas de crise, destruição das naves civis ou danos a Galactica.

Quando qualquer um desses recursos chegar a zero os Cylons ganham e a humanidade é extinta.

IMPRESSÕES

Joguei o Battlestar Galactica apenas duas vezes, mas fiquei muito instigado a jogá-lo várias outras vezes, principalmente por termos nos confundido com muitas regras nessas duas partidas.

Após a primeira partida o jogo ganha uma certa fluidez, embora as decisões dentro do jogo passem a ser mais demoradas, principalmente em virtude do cuidado extra que se toma prestando atenção às ações dos demais jogadores, que podem ser Cylons disfarçados. Quando a Galactica se aproxima 4 pontos do destino, há uma fase na qual todos os jogadores recebem uma segunda carta de lealdade, o que pode acarretar o aparecimento dos Cylons adormecidos (alguém se lembra do Exterminador do Futuro 4?).

O jogo fica tenso e os recursos começam a baixar rapidamente e as escolhas que os jogadores que interpretam o Presidente e o Almirante se tornam cruciais para o jogo, ainda mais que é o Almirante que escolhe o destino da nave quando esta salta.

Jogo bonito, dinâmica interessante, político e cheio de ação que se torna uma verdadeira guerra pela sobrevivência de uma raça.

Excelente adição ao Trampolim da Aventura e promete muitas partidas emocionantes em breve.

6 comentários

  1. Legal teu post…. Quase que, dias atrás, postei sobre o mesmo jogo em minha seção de Jogos na Confraria. Achei interessante colocares as regras de forma superficial, isto é útil para muitos, embora eu não o faça nos meus artigos…. Parabéns!!!

    Curtir

  2. Obrigado João.Normalmente eu prefiro colocar um pouco das regras, até mesmo porque me ajuda.Assim como com o RPG, espero que os artigos ajudem a fazer com que mais pessoas conheçam esses jogos pelos quais me encanto.

    Curtir

  3. O Battlestar Galactica é um jogo que a primeira vista não parece tão bom, mas se houver uma pequena ambientação, e se dominar a sequencia do jogo, bem como o uso das perícias, ai o jogo flui e fica excelente.Parabéns pela ótima descrição do jogo.Iremos jogá-lo mais vezes.

    Curtir

  4. Bom, então antes de jogar este jogo de tabuleiro, aconselho a olharem as 4 temporadas da sério Battlestar Galactica, é ótimo e tem tudo a ver com o jogo

    Curtir

  5. Eu ainda não vi a série, mas me amarrei demais com o jogo. Depois de um mega-resumo da série feita pela @MilenaAzevedo passei a saborear ainda mais o jogo, pena que joguei apenas duas vezes.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s