Embora nem todos os narradores exijam, criar um histórico para os personagens – e de preferência antes da campanha começar – é uma excelente opção para criar ganchos para as futuras aventuras.

Cinco aspectos principais podem ser considerados durante a criação do personagem, de acordo com o Heroes Builder Handbook:

  • Lar
  • Família
  • Instrução
  • Eventos
  • Relacionamentos

Lar

Qual o tamanho da comunidade que seu personagem nasceu? Ele teve uma infância protegida ou havia uma comunidade barulhenta a seu redor? Normalmente, a comunidade onde o personagem nasceu é onde ele cresceu e muitas aventuras começam quando ele deixa essa comunidade para trás.

O jogador pode detalhar o Clima e o Tamanho da Comunidade.

Dhaeron nasceu numa pequena vila, com não mais de 200 habitantes, nas margens do Rio Grande. O clima temperado da região garantia temperaturas quentes no verão e um frio implacável durante o inverno. Na vila era raro uma criança que não soubesse nadar ou uma família que não tivesse um caso de afogamento no rio durante o inverno, quando alguns bêbados desafiavam o frio e a correnteza gelada para provar quem é o mais bravo.

Família

É dito que você é quem é por causa dos seus pais ou apesar deles. Independente de qual dos casos seja a causa do seu personagem, poucos fatores tem mais influência do que a sua família.

O sentido de “família” pode ser extendido – e deve ser – o mais possível, embarcando seu companheiro náufrago, seus companheiros de rua, etc. Nesse contexto, o jogador pode explorar os seguintes fatores:

  1. Estatus econômico da família;
  2. Posição social da família;
  3. Prontidão defensiva da família;
  4. Ética privada da família;
  5. Ética pública da família;
  6. Comprometimento religioso da família;
  7. Reputação da família;
  8. Visão política da família;
  9. Estrutura de poder da família;
  10. Ancestrais de nota.

Proveniente de uma família da classe média, os pais de Dhaeron eram donos de sua própria casa e sempre haviam sobras, que seus pais investiam na compra de mercadorias e na educação de seus filhos.

Na pequena vila sua família goza de grande prestígio, pois seus antepassados foram responsáveis pela criação daquele pequeno vilarejo que tem pretenções de crescer e tornar-se algo maior. Mesmo sendo comerciantes, ou por serem comerciantes, sua família nunca descuidou-se da proteção e investe também no treinamento militar, motivo pelo qual dispõe de equipamentos para a guerra (armas e armaduras) e dedicam algumas horas do dia ao treinamento militar.

Tanto particularmente quanto publicamente, a família de Dhaeron é conhecida por ajudar a comunidade da melhor maneira possível, investindo tempo e esforço na criação de uma comunidade melhor.

Adoradores de Pelor, a família carrega tradição na ajuda dos sacerdotes dessa religião, sendo fortemente comprometidos com o deus do sol, algo que, junto com as habilidades militares, lhes conferem a reputação de pessoas valorosas.

Atualmente, e diga-se de passagem essa informação é de conhecimento público, a família de Dhaeron não concorda com a forma que o vilarejo está sendo administrado, mas apoia o governante atual, tentando pacificamente promover uma mudança no modo de pensar do protetor da vila.

Um dos ancestrais de nota, foi o velho Alhandëron, que fundou a cidade e dizem, escondeu nos arredores um tesouro de sua juventude.

Educação

A educação é outro aspecto interessante da formação da pessoa e este tópico trata deste aspecto, que pode ser dividido em:

  1. Instrução na infância;
  2. Educação formal;
  3. Aprendendo um caminho.

Ainda na infância, Dhaeron foi instruído nas artes e desenvolvou gosto particular pela pintura, mas aprendeu na escola filosofia, algo que o inspirava a observar o comportamento das pessoas, mas acabou desenvolvendo gosto particular pelo militarismo, onde usou da filosofia para entender os porquês e a pintura para retratar cenas de batalhas épicas.

Eventos

Três tipos de eventos podem marcar a vida de um personagem (ou até mais):

  1. Eventos na infância;
  2. Eventos na juventude;
  3. Eventos fundamentais.

 Durante a infância Dhaeron presenciou alguns fatos tristes, sendo o mais importante um pesado ataque goblin à vila, que terminou após três dias de batalhas, mas que demorou uns cinco anos para ter seus efeitos completamente cicatrizados.

Na adolescência, foi tomado por uma grande paixão que terminou com a morte de sua amada em seus braços vítima da violência de um grupo de saqueadores orcs que passavam na região. Esse fato fez dele um homem amargurado com a idéia de não ter podido fazer nada. Esse também foi um evento fundamental para moldar sua personalidade e determinar quem e como ele é hoje.

Relacionamentos

Seção que cobre:

  1. Pais;
  2. Irmãos;
  3. Avós;
  4. Parentes;
  5. Amigos;
  6. Inimigos;
  7. Instrutores.

Os pais de Dhaeron ainda estão vivos e gozando de muita saúde. Seus avós maternos moram na mesma casa e seus avós paternos morreram alguns anos atrás durante o ataque dos goblins. Segundo filho de três irmãos, ele é quem cuida das irmãs, por quem tem muito carinho. Seu pai tem dois irmãos morando na cidade e sua mãe uma irmã, totalizando, entre tios e sobrinhos, mais 15 pessoas na cidade.

Reservado, Dhaeron não tem muitos amigos, mas é simpático e não tem nenhum inimigo, ainda.

Seu tutor é seu pai a quem ele ama acima de qualquer outra coisa.

 

Esse é um exemplo da elaboração de histórico baseado no Heroes Builder Guide. Depois volto para falar mais do histórico segundo a perspectiva deste livro.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.