excerpts_dmg2_0817Wizards liberou hoje mais um Excerpt, agora sobre o Dungeon Master Guide, que trará em seu primeiro capítulo dicas sobre a narração em grupo.

Com isso os conceitos narrativos da quarta edição se expandem ainda mais e evoluem para elementos mais interpretativos – mas muita gente ainda vai reclamar, afinal isso faz parte da natureza humana.

De acordo com o artigo, que é grátis, o primeiro capítulo cobre os seguintes tópicos:

  • Estrutura da História: Os blocos básicos de construção da narrativa.
  • Ramificações: Considere a narrativa como uma série de escolhas que levam a múltiplos possíveis destinos.
  • Arcos cooperativos: Consulte seus jogadores para construírem uma campanha da base.
  • Seu elenco de personagens: Ajude os jogadores a trabalhar em conjunto para criar personagens dinâmicos.
  • Construção cooperativa de mundos: A abordagem da narrativa cooperativa contrói uma história através da  improvisação. Os jogadores sentem que tem um suporte na história quando eles participam da construção da trama.
  • Ganchos de interpretação: Personalidades fortes e ganchos de tramas estabelecidos no início mantêm os personagens envolvidos pela duração da campanha.
  • Vinhetas: Cenas diretas e curtas permitem aos jogadores verem os eventos de um diferente ponto de vista.
  • Recompensa pelo drama: Interpretação significante e dedicada merece premiações em XP.
  • O que seus jogadores querem: Crie avaliações de forma que você possa adaptar o jogo as solicitações de seus jogadores – e de seus personagens.
  • Companheiros dos personagens: Sua história podem chamar qualquer aliado para ajudar os PdJs por um tempo ou talvez eles precisem de ajuda para superar um desafio que você deseje usar. Estas regras trabalham de forma independente do estilo narrativo que você adote para o seu jogo.
  • Nivelando as coisas: Um guia para as situações onde um personagem de alto ou baixo nível se junta ao grupo.

Eu estou apenas esperando o lançamento e a chegada do meu exemplar, mas tenho certeza que o novo Dungeon Master Guide 2 trará uma série de elementos que os narradores, se não usarem, pelo menos vão comentar muito, provavelmente um resgate da interpretação, afinal, eu sempre ouvi reclamações que o sistema de D&D nunca teve um sistema que encorajasse a interpretação – na verdade todo mundo quer ganhar XP para interpretar, não importa o sistema – e essas novas regras talvez tragam luz a essa lacuna ancestral.

O artigo na página da Wizards é bem maior e detalha um pouco do conteúdo.

Aproveitem.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.