Para os assinantes do D&D Insider, a Wizards prometeu que até o lançamento do Player’s Handbook 3 no dia 10 de março de 2010, irá liberar aproximadamente 30% do conteúdo do PHB3 nas revistas, no Compendium e no Character Builder, coincidentemente os valores da assinatura aumentaram no dia 02 de julho, cinco dias antes do primeiro material divulgado.

E quem foi o primeiro a aparecer? Eles mesmos, os psiônicos.

A classe aparece num documento de 11 páginas cheio de caixas laterais com muitos comentários dos desenvolvedores (algo que achei bacana).

Mas vamos ao que interessa.

PSIÔNICO

Papel: Os psiônicos são Controladores, que usam suas habilidades para influenciar as ações dos oponentes no campo de batalha.
Fonte de poder: Psiônico. Os psiônicos direcionam energias psiônicas de dentro de sua própria mente, focando o poder através de meditação e contemplação.  Sua magia age na mente de outros ou manifesta a sua vontade como uma força física no mundo.

Habilidades Chave: Inteligência, Carisma e Sabedoria.

Proficiência com Armadura: Roupa
Proficiência com Armas: Armas simples, armas de ataque a distância simples
Implementos: Orbes e Cajados
Bônus de Defesa: +2 em Vontade

Pontos de vida no 1ª nível: 12 + Constituição
Pontos de vida por ganhos por nível: 4
Pulsos de Cura por Dia: 6 + modificador de Constituição
Perícias Treinadas: Da lista de classes abaixo, escolha quatro perícias treinadas no 1º nível.
Perícias de Classe: Arcanismo (Int), Blefar (Car), Diplomacia (Car),  Exploração (Sab), História (Int), Intuição (Sab), Intimidação (Car), Percepção (Sab).

Características de Classe: Disciplina Focada,  Aumento Psiônico, Conjurador Ritual

Apenas uma Disciplina Focada (pode até haver termos melhores – aceito sugestões) é apresentada no material liberado e se chama Foco em Telepatia e concede ao personagem os poderes Distrair e Enviar Pensamentos.

A outra característica de classe, Aumento Psiônico, traz uma mecânica exclusiva (até agora) do psiônico. Ela permite ao personagem ampliar os efeitos de alguns de seus ataques sem limite, usando uma reserva de pontos de poder. Esses poderes sem limite utilizados aumentados com os pontos de poder substituem os ataques por encontro dos psiônicos, que os desconhecem.

No primeiro nível, o personagem psiônico escolhe dois poderes sem limite de sua lista e um ataque diário.

O personagem ganha novos ataques psiônicos sem limite a medida que progride em níveis, podendo escolher um novo poder nos seguintes níveis: 3º, 7º, 13º, 17º, 23º e 27º.

O psiônico começa com 2 pontos de poder e progride da seguinte forma:

  • 01º Nível – 02 pontos de poder
  • 03º Nível – 04 pontos de poder
  • 07º Nível06 pontos de poder
  • 13º Nível – 07 pontos de poder
  • 17º Nível – 09 pontos de poder
  • 21º Nível – 11 pontos de poder
  • 23º Nível – 13 pontos de poder
  • 27º Nível – 15 pontos de poder

Os pontos de poder podem ser utilizados para aumentar qualquer poder que o psiônico tenha (o que permite ser aumentando através dos pontos de poder) e são recuperados quando o personagem faz um descanso curto ou prolongado.

Um poder que contenha a palavra-chave Aumentável tem opções de melhorias que o jogador pode usar gastando pontos de poder. Um poder aumentável segue as seguintes regras, a menos que a descrição do poder diga o contrário:

  • Decida primeiro: Você deve decidir se e como melhorar um poder aumentável quando você escolhe esse poder, antes de fazer jogadas de ataque ou aplicar qualquer outro efeito do poder;
  • Custo em pontos de poder: Um aumento especifica o custo em pontos de poderes. Você precisa gastar os pontos de poder requeridos quando decidir utilizar o aumento.
  • Um por vez: Você pode usar apenas um aumento em um poder por vez, dessa forma não é possível gastar 3 pontos de poder para conseguir os efeitos de um aumento 1 e de um aumento 2 em um único poder.
  • Substitua efeitos básicos: Quando você aumenta um poder, toda mudança no poder é apresentada no aumento e substitui as entradas específicas na base do poder. Uma versão aumentada do poder é, sob outros aspectos, idêntico ao poder base.
  • Não aumentado: Quando você usa um poder sem aumentá-lo, esse poder é referido como não aumentado para aquele uso (alguns efeitos se aplicam apenas quando o poder não está aumentado). Um poder que não tenha a palavra-chave aumentável nunca será considerado não aumentado.
  • Poderes de ataque sem limite: Quando um poder ou outro efeito permite que você use um poder de ataque sem limite, você pode escolher um de seus poderes aumentáveis, mas deve usá-lo no modo não aumentado. Quando uma característica racial permite que o personagem desfira um poder de ataque sem limite, o poder perde seus aumentos, embora preserve a palavra-chave aumentável. Isso significa que quando for usado ele permanece no modo não aumentado, a menos que você consiga aumentá-lo de alguma outra forma.

Os psiônicos começam com um livro de rituais contendo um dos seguintes rituais: Sending ou Tenser’s Floating Disk.

Embora os nomes e a descrição dos poderes do psiônico esteja no artigo em .pdf a parte mecânica está no compendium, de forma que eles conseguem restringir o conteúdo aos assinantes, muito embora esses poderes também possam ser acessados através do Character Builder.

ANÁLISE

A idéia dos aumentos é interessante e substituem para os psiônicos a idéia de poderes por encontro. É um personagem que vem com expectativa, pois existe uma verdadeira legião de fãs dos psiônicos e contribui para manter as esperanças daqueles que acreditam que 2010 seja o ano de Dark Sun se tornar quarta edição.

Uma coisa é o personagem na ficha, outra é ele na mesa. Como não tenho nem previsão de quando vou jogar novamente, o negócio é esperar que alguém jogue com um psionico e diga como foi.

Ótimos jogos psiônicos!

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.