Recentemente terminei de ler o livro Blog – Entenda a Revolução que Vai Mudar seu Mundo, escrito por Hugh Hewitt que mostra a evolução dos blogs e os “estragos” que eles tem feito no mundo nos últimos anos – estragos benéficos eu diria.

Hewitt mostra alguns casos interessantes onde os blogs exerceram grande impacto para a mudança de paradigmas e tem influenciado a opinião de pessoas – nos Estados Unidos e no mundo.

Um dos pontos que ele bate mais forte em seu livro é o descrédito que a mídia hegemônica vem sofrendo, causada principalmente por sua própria falta de profissionalismo.

Eu, como leigo no assunto, vejo as redações dos jornais (impressos e televisionados) como a sala de J. J. Jameson dos quadrinhos do Homem Aranha, um homem que manipula os fatos para vender jornais. Isso faz com que a imparcialidade que deveria existir nos jornais seja apenas uma palavra hipócrita usada pelos profissionais do jornalismo.

Os jornais não precisam ser completamente imparciais para serem confiáveis, eles só precisam ser menos tendenciosos e se aterem aos fatos sem os sensacionalismos de tablóides.

Essa visão sensacionalista e tendenciosa, característica dos jornais e telejornais brasileiros, tem sido responsável por um descrédito cada vez maior ao longos dos anos, principalmente quando eles ainda tem a capacidade de influenciar a opinião de tantas pessoas, que vêem nesse formato de mídia a sua ligação com o que acontece no mundo.

Eu sou contra a censura, afinal todos os indivíduos deveriam ser capazes de se expressar, desde que sua forma de expressão não seja nociva, como no caso de pensamentos pré-conceituosos e terroristas, mas acredito que os maus profissionais deveriam ser defenestrados do meio jornalístico.

Fica a pergunta: Por que devender que os jornalistas tem que ter diploma se eles não aprendem nada sobre ética na universidade? Ao invés de serem formadores de opinião eles são instrumentos de manipulação irresponsável, servindo aos interesses de poucos e ganhando dinheiro em cima de sensacionalismos, transformando tragédias em grandes shows.

Infelizmente ainda vamos sofrer um pouco com a mídia irresponsável, mas é papel dos blogs, com seu público fiel e dirigidos por formadores de opinião, alertar e denunciar os comportamos irresponsáveis dos ditos “jornalistas”, que não passam de carniceiros irresponsáveis capazes de atrocidades para serem vistos, mas incapazes de reconhecer o erro e que quando o fazem, o fazem sem fazer.
Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.