Uma tendência que tem crescido bastante entre as comunidades rpgísticas aqui no Brasil (nem comentarei lá fora) é a criação de podcasts. Mas o que são podcasts?

Na Wikipedia esse texto explica o que é podcast:
Podcasting é uma forma de publicação de arquivos de mídia digital (áudiovídeofotopps, etc…) pela Internet, através de um Feed RSS, que permite aos utilizadores acompanhar a sua atualização. Com isso, é possível o acompanhamento e/oudownload automatico do conteudo de um Podcast.
A palavra “podcasting” é uma junção de iPod – marca do aparelho de midia digital da Apple de onde saíram os primeiros scripts de podcasting – e broadcasting (transmissão de rádio ou tevê). A série de arquivos publicados por Podcasting é chamada de Podcast. O autor (ou a autora) de um Podcast é chamado(a) Podcaster.

Quando se fala em podcast por aqui, o mais comum é referir-se ao formato de áudio, normalmente MP3 que estão sendo produzidos por inúmeros blogueiros.
Aqui vão alguns links para excelentes podcasts que tenho ouvido nos últimos meses:
D3Cast do site D3 System. Faz tempo que eles não produzem nenhum podcast, mas espero que retornem logo a este ofício. Foi o primeiro podcast que ouvi.
PodCast Rolando 20 do site Rolando 20. O Daniel Anand e o Davi Sales já produziram (até hoje) 23 podcasts, enfocando a quarta edição. Para quem tem duvidas sobre a quarta edição, eles já cobriram muitos aspectos importantes.
O NitroCast é uma outra opção e muito interessante. Nele o mineiro Nitro dá dicas para mestres. Por enquanto o podcast está em sua terceira edição, mas deixa o gosto de quero mais sempre que termina.

Esses são os que tenho acompanhado, sei que tem mais alguns, mas nunca os ouvi. Se tiverem alguma sugestão de podcasts de RPG, me enviem o link.

Abraços e boas aventuras.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.