Noite lúdica – 13/06/2009

Publicado por

GIANTS

Após dois meses sem um registro das Noite Lúdica, principalmente em virtude dos enjôos de minha esposa que espera um herdeiro para os meus livros de RPG, nos reunimos ontem na casa do Leandro.

Tendson levou vários jogos, mas alguns pequenos contratempos nos possibilitou jogar apenas um deles, o Giants.

Aqui, os jogadores encarnam líderes de clãs durante a Era de Ouro da Ilha de Páscoa. O tabuleiro representa um mapa simplificado da ilha. A ilha possui vários ahus, plataformas de pedra, onde os famosos Moaïs serão erguidos.

Ao final do jogo, a Ilha de Páscoa e seus Moaïs.
Ao final do jogo, a Ilha de Páscoa e seus Moaïs.

Os clãs (jogadores) competem uns contra os outros e ganham mais prestígio por construir e transportar Moaïs maiores e mais imponentes do que seus oponentes.

Cada uma das miniaturas representa um grupo de homens. Você pode aumentar a população se desejar. Você ira escolher a cada turno que parte da população irá esculpir Moaïs e que parte irá transportá-los, em cooperação com outros jogadores.

As estátuas são transportadas da pedreira ao ahus (as plataformas de pedra) usando caminhos feitos de miniaturas e que são ajudados por cepos de madeira.

Você pode usar sua influência (marcas tribais) para escolher a melhor estátua e marcá-la com sua cor aquelas que não conseguiu alcançar em seu turno. Você também poderá se valer do Feiticeiro e de seus poderosos dons, da força do chefe do clã, bem como dos poderes místicos dos escritos das tábuas Rongo.

O ganhador será aquele que erguer as maiores estátuas nos melhores lugares ao final do jogo.

Os participantes

Da esquerda para a direita: Lirene, Tendson, Franciolli e Paula.
Da esquerda para a direita: Lirene, Tendson, Franciolli e Paula.

Participaram dessa tertúlia os anfitriões Leandro e Lirene, o colecionador Tendson e o casal convidado Franciolli e Ana Paula. O Pedro Leandro, filho do casal anfitrião, deu alguns sinais de sua presença, mas na maior parte do tempo permaneceu dormindo, acordando apenas no final da partida, o que aconteceu às 23:30h.

A explicação

Por ser uma partida introdutória ao Giants, principalmente para expor a Lirene os jogos de tabuleiro modernos, a contextualização histórica e o pseudo-detalhamento das regras levou algum tempo, normal, afinal, as partidas introdutórias sempre levam muito tempo, mas depois tendem a fluir rapidamente.

O jogo

O jogo é bonito, dinâmico e muito estratégico. O único elemento sorte (jogada de dados), ocorre na determinação de quantos Moaïs podem ser construidos durante a rodada, mas nesse caso aumenta ainda mais o nivel de planejamento que os jogadores devem ter para conduzir um jogo vitorioso.

Impressões do Mago

Sai Lirene e se apresenta Leandro! Os desbravadores da Ilha de Páscoa!
Sai Lirene e se apresenta Leandro! Os desbravadores da Ilha de Páscoa!

Giants tem um apelo visual muito forte que é levado em consideração quanto a adquirí-lo. Tem uma mecânica interessante, não cansativa, mas de melhor assimilação a partir da segunda partida. Até o final da primeira ainda tinham algumas dúvidas, mas é uma sequência rápida de entender.

Placar Final

Leandro e Tendson = 65;
Paula = 61;
Franciolli = 58;
Lirene = 53.

Uma noite muito divertida, com muito papo saudável na casa de um grande amigo e um jogo maravilhoso.

Vamos esperar mais atividades a partir de agora. De volta ao Mundo dos Jogos de Tabuleiro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s