Os personagens híbridos são uma novidade que aparecerá nas páginas do Player’s Handbook 3, mas que já deu as caras nas páginas da Dragon, fornecendo mais uma possibilidade para os jogadores, principalmente para aqueles que não gostaram muito dos personagens multi-classe, mas o que são os personagens híbridos e quais as diferenças entre os personagens multiclasse e os híbridos?

Personagens Híbridos

Para que um personagem híbrido seja construído, é necessário que as classes sejam divididas em partes para então ser combinadas para formar uma classe “nova” e funcional.

Algumas misturas, no entanto, podem não ser muito eficazes, principalmente quando os poderes das classes exijam uma grande variedade de habilidades para funcionar.

Híbrido vs Multiclasse

Os dois sistemas permitem ao personagem selecionar poderes e características de duas classes, no entanto, esses dois sistemas oferecem vantagens e desvantagens distintas, que podem fazer com que ambas as opções sejam interessantes.

Um personagem multiclasse não tem acesso a características de outra classe, porém através da aquisição de valiosos talentos, pode adquirir treinamento numa segunda classe. Um personagem híbrido, por sua vez, não precisa gastar talentos para conseguir esse treinamento.

Um personagem híbrido pode começar a jogar com um leque maior de características de  classe e poderes do que um personagem multiclasse.

Um personagem híbrido cujas classes tenham papeis diferentes é capaz de temporariamente, mas efetivamente, caminhar entre estes papéis, mas não conseguirá substituir um personagem não híbrido de um dos dois papéis. Um personagem multiclasse preenche um papel inteiramente – o papel da sua classe principal – e pode ocasionalmente preencher outro papel, mas não tão eficazmente quanto um personagem híbrido.

    A escolha de um personagem híbrido reflete um sistema que é mais eficaz para descrever um histórico complexo de personagem, que não seria bem representado por um personagem multiclasse. O personagem híbrido pode começar sua carreira já tendo misturado duas classes diferentes. Já os personagens multiclasse, começam o jogo concentrado em uma única classe e lentamente expandem suas possibilidades para outra classe.

    Cabe a você então, decidir qual desses dois sistemas descrevem a mistura única de características de classe, poderes e histórico que você acredita expressa melhor seu personagem.

    Criando um personagem híbrido

    O primeiro passo para criar um personagem híbrido é determinar quais as classes que serão combinadas e consultar as entradas para versões das classes (Dragon 375 e Character Builder).

    Proficiência com Armadura
    O personagem ganha proficiência com armaduras que sejam comuns as suas duas classes. Por exemplo: um guerreiro/ladrão terá proficiência apenas com roupa e armadura de couro.

    Proficiência com Armas
    Combine a proficiência dada para cada classe. Por exemplo: um clérigo/ladrão ganha proficiência com armas simples, armas simples à distância, shuriken e espadas curtas.

    Implementos
    Você pode utilizar implementos de ambas as classes e canalizar poderes com a palavra-chave implemento de ambas as classes (e dos caminhos exemplares) através dos implementos das duas classes. Por exemplo: um clérigo/warlock pode usar poderes de implementos das duas classes com símbolos sagrados, bastão e varinhas.

    Bônus de Defesas
    Você ganha os bônus de Defesa apresentado na entrada da classe híbrida para as duas classes. Os bônus para a mesma defesa são adicionados juntos. Algumas entradas das classses híbridas lhe dão a escolha de decidir em qual defesa o bônus será aplicado.

    Pontos de Vida no 1º Nível
    Some os valores apresentados na entrada das classes híbridas, arredonde para baixo e some o valor de Constituição.

    Pontos de Vida ganhos por Nível
    Some os valores apresentados na descrição da classe híbrida, arredondando as frações para baixo.

    Pulsos de Cura por Dia
    Some os valores apresentados na descrição da classe híbrida, arredondando as frações para baixo.

    Perícias de Classe
    Combine as perícias apresentadas na descrição das duas classes híbridas.

    Perícias Treinadas
    Você ganha três perícias treinadas, escolhidas de sua lista de perícias. Algumas classes híbridas concedem perícias extras treinadas que devem ser escolhidas da lista de perícias de classe, não da lista combinada.

    Características de Classe
    Você ganha todas as características de classe das duas classes híbridas.
    Se uma característica de classe tiver a palavra “híbrida” em parênteses depois do nome da característica, isso significa que esta é uma versão alterada, mas ainda conta como característica de classe para os propósitos de atingir pré-requisitos.

    Poderes
    Você ganha um poder sem limite de primeiro nível de cada classe, e os poderes por encontro e diário podem ser escolhidos da lista de ambas as classes.
    Quando o personagem atingir um novo nível e ganhar um poder de ataque por encontro, um poder de ataque diário ou um poder utilitário, você pode escolher este poder de qualquer uma das classes. No entanto, se você tiver pelo menos dois poderes da mesma categoria (sem limite, por encontro, diário e utilitário), pelo menos um desses poderes deve vir de cada uma de suas classes híbridas. Mesmo que mais tarde você retreine um ou mais poderes (ou troque um poder de ataque graças a um talento multiclasse ou outra opção especial), você deve ter sempre pelo menos um poder em uma dessas quatro categorias de cada uma de suas classes.

    Exemplo

    Bergen, um guerreiro/ladrão de 1º nível quer uma mistura de poderes de suas duas classes. Ele seleciona Cleave (guerreiro) e Deft Strike (ladino) como poderes de ataque sem limite. Ele então seleciona Steel Serpent Strike (guereiro) como seu poder de ataque por encontro e Blinding Barrage (ladino) como seu poder de ataque diário.

    Quando Bergan atinge o 3º nível e ganha outro poder de ataque por encontro, ele deve escolher esse poder da lista de poderes do ladino, uma vez que ele já tem um poder de ataque por encontro de guerreiro. Alternativamente, ele pode usar o retreino para substituir Steel Serpent Strike por King’s Castle, como um poder de ataque por encontro e então escolher um poder de ataque de nível 3 de guerreiro.

    No 7º nível ele poderá escolher um poder de ataque por encontro de qualquer classe, uma vez que ele já possui um poder de ataque por encontro de cada uma das classes.

    Compartilhe:
    Escrito por Franciolli Araújo
    Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.