Babel - Diversidade Linguística

Babel - Diversidade Linguística

Um dos aspectos interessantes do RPG é a diversidade cultural com a qual os personagens entram em contato ao longo de suas viagens e um dos aspectos mais fortes é o idioma, mas a existência de um idioma comum é algo que serve apenas para minimizar uma complexidade que acredito, não teria necessidade em não existir.

O cenário de Forgotten Realms, no Forgotten Realms Player’s Guide, apresenta 17 idiomas, incluindo o idioma comum, que segundo o mesmo livro, está muito relacionado ao idioma Chondathan, motivo pelo qual simplesmente removo o idioma comum de minha mesa e uso o Chondathan como o idioma comum.

A existência de um idioma comum não permite que seja gerado uma barreira linguística efetiva e até mesmo o uso de rituais como Comprehend Language deixam de ter importância.

Quando se cria uma barreira linguística e os personagens se vêem em meio a uma situação na qual eles não entendem absolutamente nada, os personagens podem improvisar, gerando cenas muito interessantes de interpretação.

Aconselho a utilização dessas barreiras linguísticas em campanhas que sejam embasadas em intepretação, onde essa diferença de idiomas possa gerar cenas de interpretação, mas quando esse não for o caso e existir a possibilidade dessa barreira gerar problemas, sugiro que o idioma comum não seja removido.

Na quarta edição, onde os bônus por Inteligência não se refletem em idiomas adicionais como nas edições anteriores e o conhecimento de mais idiomas só é possível através dos históricos de personagem [Forgotten Realms] ou através do Talento Linguista – que concede três idiomas – não utilizar as barreiras linguísticas seria no mínimo inutilizar um talento e a funcionalidade dos históricos.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.