Os rituais são cerimônicas complexas que criam efeitos mágicos e podem ser realizados por qualquer personagem que tenha o treino específico, ou seja, tenha o talento Ritual Caster.

Esses rituais contêm elementos interessante e muitas vezes ignorados na mesa de jogo, os componentes.

RituaisTodos os rituais possuem componentes que são gastos durante o ritual, e estes componentes estão ligados às perícias, como segue abaixo:

  • Reagentes Alquímicos (Arcana): Tipicamente são pequenos frascos com pó de metais, terras raras, ácidos, sais ou extratos de criaturas como dragões ou basilíscos (mortos-vivos para rituais necromânticos).
  • Unguentos Místicos (Heal): Rituais de restauração usam unguentos místicos massageados ou administrados sobre as criaturas a serem curadas. Estes unguentos vem em pequenos jarros e incluem óleos abençoados e unguentos feitos de temperos raros.
  • Ervas Raras (Nature): As ervas raras são normalmente coletadas e preservadas durante certas épocas do ano, como por exemplo quando a lua está cheia.
  • Incenso Abençoado (Religion): Incenso abençoado é preparado durante certos rituais religiosos e são queimados como pó ou palitos.
  • Residuum (Todos): A substância magica concentrada que resulta da realização do ritual Disenchant Magic Item, pode ser usado como um componente para qualquer ritual. Você não pode normalmente compré-lo no mercado aberto; você adquire o residuum drenando itens mágicos.

Os componentes materiais podem ser usados numa aventura como pistas de uma investigação.

Numa aventura que narrei há alguns anos, os personagens se depararam com uma falta súbita de pedras de ônix e após alguma investigação, descobriram que se tratava de um necromante que não descansava em sua empreitada para criar muitos mortos-vivos, magia que tinha como componente material pedras de ônix, valendo pelo menos 50 p.o. que devem ser colocadas na boca ou olho do morto.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.