Como eu ainda não sei qual será a tradução para o termo “quest” no D&D 4ª Edição, vou usar  o termo que acredito, sintetiza melhor a tradução, missões.

Uma “quest” no contexto das aventuras de D&D, é uma missão ou uma busca por um objetivo que motiva os personagens e faz a aventura acontecer, uma vez que sem ela, sem essa motivação, não há aventura.

As missões podem vir em duas formas: Missões Maiores e Missões Menores.

Misssões Maiores
As missões maiores ou também chamadas de missões principais são os objetivos principais da aventura. Uma campanha pode ser definida por uma missão maior, mas o enredo de uma aventura normalmente encerra missões maiores dentro delas.

As missões maiores são importantes para todos os personagens do grupo e ser bem sucedido numa missão maior significa que a aventura acabou ou, o que normalmente acontece numa campanha, que os personagens conseguiram ser bem sucedidos em mais um capítulo do enredo que ainda está se desenvolvendo.

Um exemplo de missão maior: Os personagens são requisitados para investigar um mago, que uma irmandade arcana acredita está prestes a usar um encantamento para trazer para o mundo seres nefastos.

Os personagens, ao completar essa missão maior, receberiam 1.250 pontos de experiência e favores da irmandade arcana.

Missões Menores
As missões menores ou também missões secundárias são os enredos secundários da aventura. Os personagens podem completá-la enquanto buscam solucionar uma missão maior. Essas missões menores estão normalmente associadas a buscas dos personagens.

Exemplo de uma missão menor: Sabendo que os personagens estão indo para a floresta um treinador de animais da cidade oferece 100 moedas de ouro se os personagens encontrarem um animal que ele treinou e que se perdeu na floresta.

Caso completem a missão para o treinador de animais, os personagens ganham uma quantidade de experiência de 175 pontos de experiência, equivalente a terem vencido uma criatura de quarto nível.

Planejando Missões

Uma missão, menor ou maior, deve ser capaz de responder a seguinte pergunta dos personagens: o que devemos fazer agora?

  1. Nível
    Uma missão menor vale pontos de experiência iguais a um monstro daquele nível, enquanto uma missão maior, vale pontos de experiência iguais a um encontro daquele nível.
  2. Início
    Uma missão começa quando os personagens decidem aceitá-la.
  3. Objetivo
    É o que os personagens precisam fazer para serem bem-sucedidos.
  4. Consequências
    As consequências do sucesso ou das falhas devem ser claros.
  5. Missões redundantes
    Não se deve premiar missões redundantes, ou seja, missões que não sejam focadas na história. Algumas missões podem estar focadas em aspectos do jogo, como matar todas as criaturas da sala. Isso não é uma missão.
  6. Missões conflitantes
    As missões conflitantes são um ótimo ponto para incentivar a interpretação.
  7. Missões planejadas pelos jogadores
    Os jogadores devem ser encorajados a desenvolver missões pessoais

A quarta edição está muito visual e um elemento visual utilizado para as missões são cartões de missão, que facilitam os jogadores manterem controle da missão. O cartão deve conter informações do que deve ser feito, as possíveis consequências. São muito importantes para manter os personagens focados na missão, principalmente quando elas demoram várias sessões de jogo para serem completadas.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.