Quando pergunto a alguém se ela já jogou algum jogo de tabuleiro na vida, geralmente a resposta é positiva e os jogos mais citados são o War, Banco Imobiliário e Detetive. Quando pergunto se conhecem Puerto Rico, Caylus, Tigres & Euphrates ou Arkham Horror, a resposta é sempre um grande NÃO!

Infelizmente, os jogos de tabuleiro modernos ainda fazem parte de uma realidade distante para muitas pessoas. O fato de serem importados, sobre eles pesarem taxações que podem superar 60% sobre o valor do produto (as vezes produto mais frete) e também a barreira linguística contribuem para que eles não sejam acessíveis.

Uma solução menos dispendiosa para quem quer conhecer esses jogos maravilhosos é juntar-se, em Natal / Parnamirim, ao Grupo Trampolim da Aventura, ou caso more muito longe e não conheça ninguém que jogue, mas tenha acesso a internet seria procurar um portal de jogos.

Existem vários portais que permitem que você jogue com pessoas do mundo todo, mas acredito que o mais popular seja o BrettSpielWelt, que numa tradução do alemão ficaria algo como “mundo dos jogos de tabuleiro”.

A plataforma conta com 57 jogos (2018), dentre os quais: 7 Wonders, Carcassonne, Caylus, Puerto Rico e Stone Age. Os jogadores são ranqueados e existe a possibilidade de formação de guildas.

Para instalar o portal no seu PC é necessário fazer o download do arquivo de instalação. O arquivo é pequeno, menos de 4Mb.

O arquivo de instalação fornece as opções de instalação em alemão (padrão) ou inglês. Proceda com a instalação e quando ela finalizar, deixe marcada a caixa de seleção para rodar o programa.

Quando a instalação terminar é só dar um enter e seguir pra próxima fase.

Vá no menu iniciar e procure a pasta BrettSpielWelt e rode o programa. Na tela que aparecerá em seguida clique em qualquer ponto da tela e espere o programa carregar.

Após carregar você deverá digitar o seu nome e a sua senha, mas se ainda não se registrou não tem problema, ou melhor tem: muita gente não gosta de jogar com pessoas que não se registraram, pois essas partidas não contam pontos para eles e nem pra você, caso vença. O registro pode ser feito no portal do BrettSpielWelt sem burocracia.

Você será remetido então para uma tela onde vários jogos estão abertos, esperando apenas por mais um jogador. Dê duplo clique em um dos ícones e entre na sala e gentilmente peça para jogar.

Pronto, você já está quase pronto para desbravar o mundo dos jogos de tabuleiro modernos, mesmo que via computador.

No canto superior direito há uma listagem com os nomes dos jogos em alemão e ele te levará para uma sala onde você tem a possibilidade de juntar-se a uma sala para observar um jogo em andamento, abrir a sua própria sala e participar de uma sala já aberta.

O idioma corrente é o inglês, mas o espaço também é uma ótima oportunidade para treinar o alemão e o francês.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.