Sejam bem vindos à Casa do Mago, um espaço para falarmos sobre vários assuntos, com foco em RPG, jogos de tabuleiro e curiosidades.

Nesta primeira interação com o público, falarei sobre o Grupo Trampolim da Aventura, a estrutura macro dos jogos organizados da cidade de Parnamirim-RN.

As origens do grupo remontam o ano de 1997, quando vários amigos se reuniram para promover o primeiro, e até agora único, evento lúdico dessa natureza na cidade. O objetivo era divulgar o RPG (roleplaying game), que despontava nas paragens parnamirinenses, embora já contasse com vários jogadores na cidade vizinha, Natal.

O evento ocorreu na praça de alimentação do piso superior do Parnamirim Shopping, um centro comercial na cidade. Durante dois dias as pessoas se reuniram para jogar RPG e para ver a exposição de livros e revistas sobre o tema.

Muitas conexões foram feitas no evento e muitos grupos de jogo foram formados, alguns com vida curta, outros permanecem no hobbie até hoje, inclusive se envolvendo em outras frentes para divulgar o RPG para um público mais jovem.

Em 2008, após 11 anos de inatividade, o Grupo Trampolim da Aventura renasce das cinzas e organiza o 2º Trampolim da Aventura, evento ocorrido no CEFET-RN, e que contou com a apresentação, não só de RPGs, mas também de jogos de tabuleiro modernos, o foco principal do grupo hoje em dia.

Duas pessoas estão a frente e respondem diretamente pelo Grupo Trampolim da Aventura: Tendson Artur (38, solteiro, funcionário público) e Franciolli Araújo (31, casado, professor).

Tendson é colecionador de jogos de tabuleiro modernos e sua coleção já passou dos 70 títulos, grande parte composta por jogos europeus. Franciolli gosta de RPG, principalmente D&D e articula junto com Tendson e um grupo de colaboradores, ações em prol da divulgação desses jogos como forma de sociabilizar, educar e é claro, como elemento lúdico.

Algumas ações estão previstas e estão na fase de planejamento para o ano de 2009.

Semanalmente, o grupo se reúne na casa do Tendson (QG dos jogos de tabuleiro) para os Domingos Lúdicos, onde os jogadores se aventuram em jogos com os mais variados temas.

Para o ano de 2009 está sendo preparado o 1º Campeonato Trampolim da Aventura, somente com jogos de tabuleiro modernos.

Mais informações sobre o grupo, bem como suas atividades, podem ser encontradas na comunidade trampolim da aventura no Orkut ou no blog do grupo.


Artigo revisado em 20 de agosto de 2019.

O link para o blog do grupo deixou de existi com a dissolução do Multiply em 31 de maio de 2013, enquanto o Orkut foi desativado em 30 de setembro de 2014.

A Casa do Mago também passou por inúmeras reformas e aquelas pessoas que faziam parte do grupo, não são mais as mesmas. 

O tempo passou, muitas mudanças aconteceram, mas os jogos ainda estão presentes na vida cotidiana dos dois idealizadores do grupo.

Compartilhe:
Escrito por Franciolli Araújo
Esposo de Paula, pai de Pedro e Nathanael. Professor e pesquisador na área de mineração. Um sujeito indeterminado que gosta de contar histórias e escrever sobre elas e acredita que o RPG é o hobbie perfeito, embora existam controvérsias.